Maioria dos professores acredita que sua profissão não é valorizada pela sociedade

Mais de 85% dos profissionais entrevistados acreditam que sua função não é reconhecida como deveria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Algumas profissões no Brasil são totalmente desvalorizadas, isso não é novidade para ninguém, entretanto, existem umas que sempre estão no centro dessa discussão. E uma delas é: professor. O professor tem um papel fundamental na sociedade, pois ele ajuda na formação de indivíduos e de outras profissões, outra coisa que todos sabem, porém, mesmo sendo importante para nosso corpo social, muitos ainda não tratam um professor com devido respeito.

Os pedagogos podem passar por todo tipo de desprezo em uma sala de aula, seja por parte dos alunos, pais e responsáveis ou até mesmo o Estado que não arca com um salário digno para o trabalho, condições ruins e falta de materiais básicos para lecionar.

Infelizmente, os professores sentem na pele a desvalorização em seu emprego e de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019, analisados pelo Instituto Rio21, 85,6% dos professores entrevistados acreditam que sua profissão não é valorizada pela sociedade. Além de muitas vezes sofrerem ataques e maus tratados, há uma grande demanda por melhores condições de trabalho, incluindo aumento da remuneração.

image 23 Maioria dos professores acredita que sua profissão não é valorizada pela sociedade




Grau de concordância com a seguinte afirmação: A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade. Fonte: SAEB 2019. Elaboração: Instituto Rio21

Contudo, ainda que existam diversas limitações, muitos seguem firmes por um único motivo, seu sonho. O sonho de ajudar ao próximo, ensinar e aprender com o ser humano. Segundo o Instituto 21, quase 90% dos professores do 5º e 9º ano das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro compartilham o sentimento de que tornar-se professor foi a realização de um sonho. O acadêmico vive a sua vida estudando novas técnicas de ensino, aperfeiçoando seu currículo, ajudando alunos com problemas pessoais pelo seu sonho. Mas, obviamente, os mestres em educação precisam de boas compensações financeiras, pois ninguém sobrevive apenas de desejos e aprendizado.

image 22 Maioria dos professores acredita que sua profissão não é valorizada pela sociedade




Grau de concordância com a seguinte afirmação: Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos. Fonte: SAEB 2019. Elaboração: Instituto Rio2

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maioria dos professores acredita que sua profissão não é valorizada pela sociedade

1 COMENTÁRIO

  1. Só parar de ficar militando e ensinar o que deveriam… pode ter certeza que serei o primeiro em parabenizar… enquanto isso não acontece, são militantes acéfalos (uma boa parcela, não posso generalizar tb). Tive péssimas experiência a partir do antigo segundo grau até o final da faculdade…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui