A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira aponta que 52% da população do Rio de Janeiro não considera que o governador Cláudio Castro (PL) mereça eleger seu sucessor em 2026. O levantamento, realizado entre 19 e 23 de fevereiro com 1.404 entrevistados, também mostra que apenas 24% avaliam o governo positivamente, enquanto 31% têm uma percepção negativa.
Nesse cenário, o atual prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida ao governo do estado, com 29% das intenções de voto. Apesar de negar oficialmente a candidatura, seu nome desponta à frente de outros possíveis postulantes, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar com 20%.
Os demais candidatos registram índices menores: Benedita da Silva (PT) tem 7%, Washington Reis (MDB) soma 5%, Rodrigo Bacellar (União) aparece com 2%, Monica Benicio (PSOL) tem 1%, e Thiago Pampolha (MDB) não pontuou. Indecisos somam 12%, enquanto 24% declararam voto em branco, nulo ou que não pretendem votar.
A disputa dentro do grupo governista ainda está em formação. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, já foi chamado por Cláudio Castro de “meu sucessor”, enquanto o vice-governador Thiago Pampolha pode assumir o governo em abril de 2026, caso Castro deixe o cargo para disputar uma vaga no Senado.
A pesquisa também destaca os principais desafios do governo estadual. A segurança pública é apontada como o maior problema: apenas 12% avaliam positivamente a atuação na área, enquanto 59% consideram negativa. Na saúde, os índices são de 16% de aprovação contra 46% de reprovação. Já no transporte público, 21% avaliam a gestão de forma positiva, enquanto 40% a desaprovam.
Um governador que é chefe do executivo e só dá a recomposição salarial para os outros poderes e menos para o executivo com certeza vai ficar aquém nas pesquisas.
Um cara q perdeu pra as abstenções pra prefeito,imagina se ganha no resto do estado pra governador?Kkkkkkkk
Haja mesada pra jumento defende-lo por aí!!!Deve estar com uma boa grana!!
Mas se Dudu ganhar dos bozoloides já é uma vitória para o estado e a população Fluminense.
É impressionante como Claudio Castro é um governador que NÃO tem nome na imprensa!
Na Globo News, que os bozoloides garantem que é de esquerda, os jornalistas de lá omitem na cara dura o maior responsável pelo caos na segurança publica no ESTADO do Rio, Claudio Castro, omitindo o seu nome o tempo todo, para colocar a culpa em outros!
Chegaram até mesmo colocar a culpa no prefeito Eduardo Paes que nem é responsável por essa área!
Isso é método.
A imprensa eugenista brasileira sempre foi assim.
Castro é uma piada.
Outro Crivela, desta vez para afundar o Estado do Rio.