Desde a sua reabertura, o ambulatório do Serviço de Homeopatia do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Centro, dispõe de acupuntura, dentre as inúmeras especialidades de seu atendimento médico, todas oferecidas a preço popular. Sem precisar de encaminhamento médico, a milenar técnica da medicina chinesa é aplicada em pacientes com hora marcada, todos os dias, tanto no período da manhã como no da tarde. Além da acupuntura, o ambulatório do hospital mais antigo da cidade ainda oferece homeopatia.
O serviço conta com tratamento principalmente nas patologias crônicas respiratórias e osteoarticulares, com benefícios muito evidentes nas questões de dores agudas tratadas com acupuntura, principalmente aos indivíduos com sensibilidade ao uso dos mesmos medicamentos por longa data, devido aos efeitos colaterais. A técnica também é recomendada para o bem-estar, pois libera hormônios ligados ao relaxamento e prazer como serotonina e endorfina. “Os tratamentos homeopáticos e por acupuntura, podem ser associados aos tratamentos alopáticos convencionais, sem prejuízos ao tratamento principal, por ser complementar em situações específicas. Ainda atua, principalmente, na prevenção de agravamento de doenças crônicas osteoarticulares, respiratórias, emocionais, transição de períodos hormonais e outras queixas clinicas“, resume o médico Fábio Bolognani, chefe do serviço de Homeopatia e Acupuntura na Santa Casa.
A Fitoterapia, que é a terapia a partir de plantas e materiais vegetais, também está incluída entre os serviços do espaço, assim como os temáticos, onde trabalha-se também no tratamento Distúrbios do Desenvolvimento Cognitivo da Infância, especialmente com Autismo, Déficit da Atenção e Hiperatividade, Atraso ou Retardo mental, síndromes genéticas, além de doenças neurológicas como Esclerose Múltipla e Parkinson/ Parkisonismo.
Para agendar uma consulta no histórico hospital da rua Santa Luzia, no Centro, o paciente deve ligar para (21) 3923-5256, e 2541-0086 ou 991405512. A Santa Casa da Misericórdia fica na Rua Santa Luzia, 206, em um palácio do século XVI, e tornou-se referência em filantropia da Igreja Católica e como beleza arquitetônica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan).
Além dos serviços da enfermaria liderada por Bolognani, a Santa Casa oferece diversas outras especialidades, sempre contando com médicos de renome, e preços de consultas e exames bastante camaradas, a partir de R$ 70. A Santa Casa é uma Irmandade Católica fundada em 1582, e a mais antiga instituição filantrópica do Rio. O local possui estacionamento rotativo.