Mais da metade da população do Rio desaprova uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, aponta pesquisa

Quase 60% dos entrevistados são contra o armamento da Guarda na cidade; 38% são a favor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de guarda municipal em dia de trabalho no Rio de Janeiro - Foto: Marcelo Piui

Pesquisa elaborada pelo instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18/09), mostra que 57% da população do Rio de Janeiro desaprova o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal (GM).

Paralelamente, 38% dos entrevistados são a favor do armamento da GM e 5% não souberam opinar ou não responderam.

Ao todo, 1.140 pessoas foram ouvidas, entre os dias 15 e 17 de setembro, na capital fluminense. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entenda

Em 2018, um projeto de emenda à Lei Orgânica do município do Rio foi apresentado e já entrou em pauta na Câmara de Vereadores diversas vezes, mas nunca foi votado de fato. A versão atual da proposta, apoiada pelo prefeito Eduardo Paes, visa a criação de grupamentos especiais armados, sem a utilização por toda a corporação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais da metade da população do Rio desaprova uso de armas de fogo pela Guarda Municipal, aponta pesquisa

21 COMENTÁRIOS

  1. Tirem suas conclusões por são Paulo estado onde quase todas cidades as guardas sao armadas e os índices de violência cada vez menor. A PM não tem efetivo suficiente e não vai ter, há um estudo que Diz que o número de polícias vem diminuindo gradativamente.Antes de criticar busquem informações como é o processo pra arma uma guarda, tem uma cartilha da Polícia federal que exige muitas horas de tiro, conhecimento técnico, várias certidões etc

  2. A paz é conquista com o uso da força, por favor filhotes de Paulo Freire, não confundir com violência. As armas são importantes para para qualquer instituição de segurança. Capacitação e treinamento adequado para cada situação são necessários para a atuação dessas instituições. Para excessos já existe o código penal, basta que sejam devidamente aplicadas. Portanto, o que não pode acontecer é que apenas criminosos armados ajam livremente todos os dias, em todos os horários, tolindo a paz e a liberdade das pessoas. Que sejam também libertada à população de bem que deseja ter sua arma para ter, pelo menos, a oportunidade de proteger a si mesmo e da sua família. Para que os filhos de Paulo Freire possam entender, liberar não é arma a população. É dar a oportunidade pra quem deseja ter possa adquirir o seu armamento de maneira lícita e dentro das legislações vigentes ou aperfeiçoadas para essa condição.

  3. Depende de quem encomendou a pesquisa. Se foram os coroneis da PM, interessa muito a eles. Claro que pra armar uma instituição, todos passariam por treinamento. O PM quando presta concurso também não tem capacidade. Vai no estand de tiros faz três disparos e está pronto só pelo nome da instituição?

  4. Esse assunto só é tabu no Rio de Janeiro. Nas principais cidades do Brasil, a GM é armada. Parece até um assunto inédito. É tratado assim por interesse político. Como uma cidade mergulhada na corrupção, roubo e mortes pode ser a favor de armar uma instituição? Enquanto a madrinha e o padrinho da milícia estiverem como políticos nessa cidade, esse assunto nunca será colocado a frente. Além disso, “veículos” de comunicação, como o Diário do Lixo, ten problema sexual com a GMRIO. Não são a favor de nada com relação a GM. Parece que tem ódio, tesão ou dor de cotovelo mesmo.

  5. Se não conseguem nem controlar o transito e aplicar multas corretamente, vão dar armas para esses senhores? Realmente, estão completamente sem noção de nada…MUITO melhor dar mais treinamento e condições as polícias civil e militar, além de cobrarem coerência do judiciário em não liberarem bestas feras com VÁRIAS passagens e os deputados federais melhorarem nossas leis benevolentes com a criminalidade. Armar a GM só vai AUMENTAR nossa INsegurança pública.

  6. Matéria com cunho político somente para desmerecer os candidatos a favor da segurança pública! Mas não tem jeito em outubro é 22 ?
    E outra mul e poucas pessoas não representa o município ! Queremos segurança!

  7. Até parece que está uma maravilha está Cidade, eu apoio se devido muito treinamento técnico e prático, iria ajudar muito nas ruas, eventos, pontos turísticos e escolas.

  8. CHEGA DE ARMAS! As forças policiais já são mais que suficientes, pois são eles é quem vão para o confronto direto contra a criminalidade, falar nisso, semana passada, vi um policial militar em serviço com um revólver 38 no coldre. Cadê o governador, as nossas forças policiais ainda estão na ‘Idade da Pedra Lascada’ em termos de armamento?

  9. Ótima pesquisa foi onde?? Talvez seja melhor os criminosos portando armas não é? Já passou da hora …nossos GMS precisam portar sim Armamento em auxilio as forças auxiliares…policiais militares e polícia civil (judiciaria).

  10. O Rio de janeiro está entre as cidades menos recomendas do mundo para o turismo e Não por acaso, a cidade está entre as mais violentas e perigosas do mundo!
    Quem estaria contra agentes de segurança trabalharem armados? Lógico que a maioria dos contrários são do meio criminoso e não estão na linha de frente!
    A muito tempo, qualquer vigilante já trabalha armado, aí me vem os hipócritas serem contra agentes de segurança pública trabalharem desarrumados!

    • Os que desaprovam, são os mesmos que gritam “vai pegar vagabundo”… os que defendem camelôs, são os mesmos que chamam a Guarda, quando suas calçadas (de casa ou de lojas) são tomadas pelos ‘empresários de alfalto’, os que desaprovam, são os mesmos que fazem barbaridades no trânsito .

  11. Quem encomendou esta pesquisa absurda?!
    Onde foi feita? Dentro do complexo do Alemão?
    O Rio de Janeiro está em guerra e quanto mais policiais nas ruas, melhor! A arma não pode estar com arma é o bandido e não o agente de segurança pública!

  12. Enquanto isso a criminalidade aumenta a cada dia, realmente é muito estranho o resultado desta pesquisa. Quem deve estar gostando é a PM que a cada dia tem ampliado o caríssimo programa segurança presente sem apresentar a sua eficácia. Infelizmente não divulgam o estatuto das Guardas (lei 13.022), que regulamenta o armamento das Guardas de forma técnica e legal. Com isto a idéia que fica quando se fala em armamento das Guardas é de que vão dar uma arma para os Guardas sem critério algum. Temo que quando decididirem, talvez seja tarde demais…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui