A primeira pesquisa do instituto Prefab Future para medir a intenção de votos para a prefeitura do Rio em 2024 avaliou também a gestão do governador Cláudio Castro no município. Segundo a Prefab, Castro é rejeitado por 51,4% dos cariocas. Para Henrique Serra, diretor executivo da Prefab, uma das razões pode ser a violência desenfreada na cidade.
“Como a pesquisa detectou, por vias transversas, que a segurança é o principal problema da gestão Eduardo Paes, mesmo sabendo que essa atribuição é do governo do estado, é provável que ambos os gestores, Eduardo Paes e Cláudio Castro, estejam sendo responsabilizados pelo problema”, disse.
Para Mario Marques, consultor de marketing estratégico da Prefab, é um indício preocupante. “É um sinal de alerta gigante para o governador Cláudio Castro, que venceu as eleições de 2022 em primeiro turno, com 58%, mas parece estar derretendo rapidamente com a situação de violência descontrolada na cidade”, diz Marques. “O feedback dos pesquisadores de campo é que a cidade não enxerga um comandante para enfrentar o crime organizado, que se espalha pela cidade roubando carros, celulares, lojas, bancos”, explicou.
A Prefab pretende fazer uma pesquisa qualitativa para entender os números coletados na pesquisa quantitativa. Mas, segundo a CEO do instituto, Thalita Assis, os números mostram uma mudança no cenário político: “a euforia parece ter passado. Os humores estão mudando”.
Para o cientista político João Nonato há um sentimento de medo na cidade do Rio como nunca se viu antes: “os cariocas estão com pânico de ir às ruas e não enxergam o governador Cláudio Castro como o sujeito que vai liderar a ofensiva ao crime”.
A pergunta da pesquisa Prefab sobre a gestão Cláudio Castro é:
VOCÊ APROVA A GESTÃO DO GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO?
- Não – 51,4%
- Sim – 40,3%
- Não sabe – 5,5%
- Não responderam – 2,8%
A pesquisa Prefab Future fez 1.565 entrevistas entre 27 e 29 de março, com 2,5% de margem de erro e 95% de intervalo de confiança.
O instituto foi o único do Brasil que acertou a ida de Wilson Witzel ao segundo turno à frente de Eduardo Paes em 2018 e a vitória de Cláudio Castro em primeiro turno em 2022.
O Diário do Claudio Castro tá preocupado com o que?
Se todo carioca soubesse o que é a Ceperj e quem é Washington Reis os números seriam piores ainda.