Mais da metade dos cariocas rejeitam Cláudio Castro, diz pesquisa Prefab

A primeira pesquisa do instituto Prefab Future para medir a intenção de votos para a prefeitura do Rio em 2024 avaliou também a gestão do governador Cláudio Castro no município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro discursando na Lide Brazil Conference 2023, em Portugal - Foto: Divulgação/Governo do RJ

A primeira pesquisa do instituto Prefab Future para medir a intenção de votos para a prefeitura do Rio em 2024 avaliou também a gestão do governador Cláudio Castro no município. Segundo a Prefab, Castro é rejeitado por 51,4% dos cariocas. Para Henrique Serra, diretor executivo da Prefab, uma das razões pode ser a violência desenfreada na cidade.

Como a pesquisa detectou, por vias transversas, que a segurança é o principal problema da gestão Eduardo Paes, mesmo sabendo que essa atribuição é do governo do estado, é provável que ambos os gestores, Eduardo Paes e Cláudio Castro, estejam sendo responsabilizados pelo problema”, disse.

Para Mario Marques, consultor de marketing estratégico da Prefab, é um indício preocupante. “É um sinal de alerta gigante para o governador Cláudio Castro, que venceu as eleições de 2022 em primeiro turno, com 58%, mas parece estar derretendo rapidamente com a situação de violência descontrolada na cidade”, diz Marques. “O feedback dos pesquisadores de campo é que a cidade não enxerga um comandante para enfrentar o crime organizado, que se espalha pela cidade roubando carros, celulares, lojas, bancos”, explicou.

A Prefab pretende fazer uma pesquisa qualitativa para entender os números coletados na pesquisa quantitativa. Mas, segundo a CEO do instituto, Thalita Assis, os números mostram uma mudança no cenário político: “a euforia parece ter passado. Os humores estão mudando”.

Advertisement

Para o cientista político João Nonato há um sentimento de medo na cidade do Rio como nunca se viu antes: “os cariocas estão com pânico de ir às ruas e não enxergam o governador Cláudio Castro como o sujeito que vai liderar a ofensiva ao crime”.

https://www.youtube.com/live/2H8DVWEypOg?feature=share

A pergunta da pesquisa Prefab sobre a gestão Cláudio Castro é:

VOCÊ APROVA A GESTÃO DO GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO?

  • Não – 51,4%
  • Sim – 40,3%
  • Não sabe – 5,5%
  • Não responderam – 2,8%

A pesquisa Prefab Future fez 1.565 entrevistas entre 27 e 29 de março, com 2,5% de margem de erro e 95% de intervalo de confiança.

O instituto foi o único do Brasil que acertou a ida de Wilson Witzel ao segundo turno à frente de Eduardo Paes em 2018 e a vitória de Cláudio Castro em primeiro turno em 2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais da metade dos cariocas rejeitam Cláudio Castro, diz pesquisa Prefab
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O Diário do Claudio Castro tá preocupado com o que?

    Se todo carioca soubesse o que é a Ceperj e quem é Washington Reis os números seriam piores ainda.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui