Mais da metade dos cariocas têm vontade de se mudar do Rio de Janeiro

A Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO, apontou que a concordância com a frase é mais expressiva na Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da orla do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Na sexta edição da Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO, mais da metade dos entrevistados (52,1%) concordam totalmente ou concordam com a afirmação “Tenho vontade de me mudar da cidade do Rio de Janeiro”.

image Mais da metade dos cariocas têm vontade de se mudar do Rio de Janeiro

A pesquisa apontou que a concordância com a frase é mais expressiva na Zona Oeste da cidade. Já na Zona Sul, que historicamente é uma das regiões mais valorizadas e desejadas pelos moradores, houve a maior queda de pessoas que concordam com a afirmação (-9,2%). Em contrapartida, no Centro houve o maior crescimento percentual (+7%):

image 1 Mais da metade dos cariocas têm vontade de se mudar do Rio de Janeiro

Além disso, a pesquisa também mostrou que o desejo de se mudar do Rio de Janeiro é menor entre aqueles que esperam que a gestão da Prefeitura seja ótima ou boa nos próximos 3 meses. Por outro lado, três em cada quatro cariocas que acreditam que a gestão da Prefeitura será péssima nos próximos meses desejam se mudar da cidade.

image 2 Mais da metade dos cariocas têm vontade de se mudar do Rio de Janeiro

Esses dados revelam a importância de se elaborar políticas públicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cariocas e, consequentemente, para a redução do desejo de se mudar da cidade. Particularmente, é necessário também que a Prefeitura do Rio de Janeiro tenha um olhar atento para as diferentes regiões da cidade, identificando suas demandas específicas e promovendo as políticas públicas que possam atendê-las de forma adequada.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais da metade dos cariocas têm vontade de se mudar do Rio de Janeiro
Advertisement

28 COMENTÁRIOS

  1. O primeiro passo pra resolver esses problemas é privatizar todas estatais e empresas publicas. Reduzir o tamanho do Estado ao maximo de modo que os impostos caiam e acabem cabides de empregos e a iniciativa privada possa entrar. Tornar a privatizacao da Eletrobras um modelo a se seguir em todas as demais. Como estamos falando de Rio de Janeiro, podemos falar de Petrobras. A Petrobras por ser estatal atende a interesses políticos , constrói refinarias no norte e nordeste contra a recomendação da area tecnica da companhia. Tem prédios com milhares de cabides na Bahia e Brasilia sendo que a Bahia produz um caneco de petroleo por dia. Mais de 80% do Petroleo do Brasil saem do Rio de Janeiro e o lucro da petrobras serve pra financiar lava-jato e prpjetos em outros estados. Se essa empresa fosse privada, com certeza teriamos milhares de empregos a mais no Rio , fora os investimentos que seriam destinados ao Estado. Mas o Brasil gosta de se sabotar com uma esquerda corrupta que pripaga o atraso no país inteiro e tem inveja do setor privado produtivo. O Brasil ainda vai afundar mais na miséria infelizmente ate a direita retornar. A notícia boa é que o Rio de Janeiro que era reduto esquerdista acordou..tarde mas acordou. L aqui nunca mais.

  2. Com todo problema que Santa Catarina possa ter, não é pário para o Rio em matéria de problemas, ter um atentado e alguns núcleos neonazistas nem de perto se equipara ao que temos aqui, crianças mortas por balas perdidas, milícia, polícia corrupta, facções…..

    Claro que tudo que tem no Rio tem em Floripa, mas muito menos. Eu espero passar em alguns concurso bom para Goias, Minas, Sao Paulo, região sul ou mato grosso do sul ( mas acho que é abafada, odeio clima abafado ou quente)

  3. Infelizmente morando há 55 anos na cidade, não vejo como isso aqui melhorar, ainda hoje conversava com um colega de plantão, sobre os números casos de pacientes baleados, quer seja inocentes quer seja bandidos ou policiais envolvidos em tiroteios. Você não pode ter nada, não pode ir ao cinema, praia, restaurante, praça, etc.. se for, será assaltado. Hoje o simples fato de sentar na praça para tomar um sorvete já lhe coloca em perigo. Uso os transportes públicos e nesse exato momento que escrevo esse texto, há incontáveis vendedores ambulantes dentro do trem da Supervia vendendo suas mercadorias, sendo que parte dessas mercadorias, são oriundas de roubos à caminhões por toda cidade. Pior é ver os passageiros que compram produtos que pode ter custado a vida de um motorista ou ajudante, achando que estão sendo muito espertos. É lamentável como essa cidade encontra-se abandonada em todos os sentidos. Socorro!! Para o Rio de janeiro que eu quero descer. Como comentado aqui por outra pessoa, pagamos tudo, da taxa de incêndio à conta de luz, mas não vemos nada voltar para o cidadão de bem, tudo é para quem nada produz nessa cidade. Vá até uma favela e lá constate que não há cobrança de luz, água, IPTU ou qualquer outra taxa. Só que na hora de usufruir dos serviços públicos, esses que nada pagam, querem também ter esse direito. Como termos hospitais com equipamentos, médicos, medicamentos, etc.. como teremos escolas com ar condicionado, salas de aula pintadas, professores e funcionários, como teremos ambulâncias, enfim. Serviços públicos de qualidade se temos um exército de pessoas que nada pagam, só querem usar sem nada dar em troca. Essa conta não fecha nunca!! Não vejo a hora de sair fora desse rio de nojo, ladrão, falcatruas, roubalheiras, políticos corruptos, polícia corrupta, enfim… Aqui já deu o que tenha que dar. Isso aqui virou uma Babel da desordem e da bandidagem. Hoje infelizmente quem manda no RJ São facções criminosas. Olha o que aconteceu em Madureira hoje à tarde. Os comércios que pagam todos os seus impostos foram obrigados a fecharem suas portas por causa da bandidagem que saiu da favela e resolveu atormentar a vida do cidadão de bem. As nossa autoridades já perderam essa.guerra há muito, deva-se isso ao grau de comprometimento com a bandidagem. Agradeço ao ministro da justiça sua vinda ao RJ para negociar com os bandidos, até que enfim uma autoridade pública resolveu sair do seu gabinete e negociar a paz em uma cidade sitiada pelo medo. Desculpa o sarcasmo do último parágrafo, mas não poderia passar em branco essa aberração ocorrida no Rio de janeiro. Deixo uma solução: SALVE-SE QUEM PODER!! Que Deus nos guarde de toda essa violência e desordem urbana.

  4. Eu concordo com a pesquisa. Está tudo muito difícil. Para além daquelas que protagonizam todos os dias as notícias nos jornais, há um sem fim de vítimas. É a violência tomando conta e se generalizando. Pessoas sem perspectivas. Parece que nenhum investimento será capaz de resolver em tempo hábil as causas e consequências. Só o tempo ou uma força maior, talvez. Tomara que não ofusquem a história desse passado hostil e o nosso sofrimento. É a dívida eterna que essa cidade nunca poderá pagar àqueles que deve.

  5. CONSEQUÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO MILITAR MEQUETREFE E CARA, QUE NÃO APRESENTOU A “PRESUNTADA”.

    E CRIMINOSO VAI NA CARA DE PAU FAZER CAMPANHA POLÍTICA NO MEIO DOS BANDIDOS.

  6. Infelizmente o que de ve ahora é a total ausência do poder público diante de uma sociedade que resolveu abolir o pacto civilizatório.
    É famílias inteiras morando nas ruas em barracas de lona; Migrantes de outros estados que vieram tentar a vida e não foram acolhidos. Favelas cada vez maiores, com muito mais pessoas utilizando-se dos serviços públicos sem contribuir para o financiamento deles.
    Sei lá, não é o Rio exatamente mas parece que de 2014 pra cá o governo auxilia quem vive as margens da sociedade ao invés de auxiliar quem está inserido nela. A logica deveria ser : auxílio e assistencialismo pra quem tem INSS, iptu, taxa de incêndio, água e luz em dia, e ausência total do Estado pra quem não tá em dia com suas obrigações fiscais. Pq hj tá muito complicado, vc paga e paga impostos e não consegue usar as calçadas pq tem comércio ilegal ocupando ela toda, a mulher não consegue emprego pq não tem cresce pro filho enquanto gente tem.mulher com mais de um filho em creche pública; O transporte público da cidade acabou pq além de calote , tem assalto aos montes dentro.

    Já era, o último a sair, apaga a luz.

  7. Bom. Porque eu não gosto e um dia sairei da dita “Cidade Maravilhosa” (Resumido):

    1. A Bandidagem manda, deita e rola.
    2. Está um nojo andar nas ruas – sobretudo algumas no centro: Pivetes, Pede-pedes, vagabundos, etc.
    3. Não gosto do clima extremamente quente da cidade.

    Isso.

  8. Sou carioca, nasci, infelizmente aqui. Meu maior desejo é sair desta Cidade Horrorosa: A Bandidagem manda como governo paralelo da cidade, as ruas estão repletas de vagabundos, pede-pedes, pivetes, etc. Está um nojo!!!! E as autoridades oficiais, fazem o que? Nada. O Rio de Janeiro – que para muitos é a porta de entrada para o Brasil – está um nojo! Se tornou o lixo do Brasil! Minha expectativa é um dia sair deste lixo. Desculpe a clareza, mas tá muito difícil aturar o Rio de Janeiro Isso.

  9. Adorei um comentário que li acima do Paulo Duarte “Fujam pra Santa Catarina” frase que veio depois de “Vai pra Cuba” entre “A favela escondeu as belezas naturais” e “Vem gente de outros estados usar nossos serviços públicos”. Diante dessas frases fica claro o motivo de mandar o povo ir pra Santa Catarina, estado com maior número de células neonazistas do país.
    Sobre a pesquisa, sou carioca e tenho vergonha de ser desta cidade, onde a desigualdade é tão profunda, milionários na orla miseráveis no morro e essa relação eterna de exploração de mão de obra barata e se possível, escrava.

    • “Celulas neonazistas” é um tipico discurso e argumento esquerdista. Santa Catarina já é de longe o destino turístico não só de brasileiros como de estrangeiros mais cobiçado não por lá morarem “neonazistas”, mas sim por uma região que está sabendo crescer com ordenamento, organização, muito diferente dessa zona chamada Rio de Janeiro. Infelizmente essa ideologia socialista durante décadas destruiu essa cidade, que virou um mar de favelas, sem solução financeira nem urbanística. Não a toa, quando se fala em Rio de Janeiro no exterior a recusa em visitar vem logo com a desculpa de “lugar muito perigoso”. Mas agora vai ficar tudo bem, o Ministro da Justiça entra na favela com tanta liberdade e sem risco que nos parece que esse governo tem pesdoas certas e experientes pra resopver os problemas.

  10. Se tivesse dinheiro saía do Estado do Rio de Janeiro. Não há mais esperança aqui. A baderna é a desordem pública e privada. Bandidagens e crimes viraram a cultura dominante e é o que dá notícias todo dia, nas mídias. A maioria do povo está desorientada, indisciplinada e aderiu a tudo que é tipo de jeitinho e irregularidades. O que percebo é que não tem mais conserto, pois o pior são os políticos que nos desgovernam e os empresários que só nos exploram. Quero ir embora, mas não sei como ir e para onde.

    • “Empresarios que nos exploram”???!!! Se voce está com essa mentalidade de quem faz o L, é melhor você se mudar pra Cuba. O problena do Rio é a complacência com a favelização, a Prefeitura é muito eficiente na cobrança de impostos mas nas suas atribuições é omissa. Deixar pessoas de outros estados chegarem aqui sem 1 centavo no bolso, ir morar na comunidade e daí usa clinica da familia, creche pros filhos, escola, bolsa auxilio municipal, etc tudo as custas do nosso IPTU. Nao é IPTU dos seus estados de origem que banca essa conta. Isso sobrecarrega o sistema publico municipal, que a cada ano tem que pesar no IPTU que nao aguebta mais pagar. E o Rio de Janeiro virando um mar de favelas…ja não tem mais belezas naturais, foram ofuscadas por barracos. Isso sem contar nos bandidos/traficantes que vem de outros estados e se escondem aqui mas favelas também, gerando violência, fechando vias expressas, promovendo assaltos nos bairros. A prefeitura não tem menor noção de quem são os moradores, quem vive dentro dessas favelas. Estamos vivendo o caos. Fujam pra Florianopolis, Santa Catarina. Lugar belo muito parecido com o Rio há décadas atrás, quando a cidade carioca não era dominada por favelas. Lá eles estão promovendo crescimento ordenado, responsável, dentro da lei.

      • Santa Catarina? Aquele lugar de gente majoritariamente branca, que vota em políticos da extrema direita, e que ataca creches e assassinam criancinhas? Curiosa essas sua preferência por aquela localidade…

        São emblemáticos esses comentários que criticam “pessoas que vêm para cá e se amontoam em favelas e vivem de programas sociais…” O que deveríamos fazer? Instalar barreiras e impedir outros brasileiros de entrar no Estado? Expulsar pessoas que não nasceram aqui? Deveríamos ser um “Estado Autônomo” dentro do Brasil, com regras exclusivas? Essa gente parece não saber o que diz…

        Se existe migração interna, é porque o interior está desassistido, sem políticas públicas, e as pessoas não enxergam opções a não ser tentar migrar para locais onde, em tese, haja mais oportunidades. Daí a importância de políticas nacionais, que fixem famílias no campo, que levem emprego e renda para todos os recantos, que se garantam serviços públicos mesmo nos menores lugarejos do interior. Mas como, se a lógica é privatizar tudo e investir só onde se pode ganhar muito? Experimentem privatizar bancos públicos, Correios, sistema elétrico, saneamento básico, e outras áreas estratégicas, para vocês verem onde esse caos vai parar? Inacreditável nossa burrice em não entender as origens do problema!

        • Voce sabe lembrar do infeliz ataque a crianças numa creche no sul, mas “esquece” que 16 bandidos se refugiaram em uma escola dentro de uma favela, usando crianças como escudo. O discurso dos esquerdistas é sempre esse, relevar o que é pertinente e varrer pra debaixo do tapete os seus. É por causa desse discurso hipócrita de que devemos acolher todos de outros estados que o carioca tá só tomando na cabeça, enquanto SP e o SUL se desenvolvem. Se as pessoas querem migrar pra outros estados e tentar a vida, é um de direito de qualquer um, mas que leve dinheiro suficiente pra se manter durante o período que pretende buscar oportunidades, ou entao QUE O GOVERNO FEDERAL PAGUE ESSA CONTA. Não é justo recair em cima do IPTU do carioca que já é um dos mais altos do país, esta obrigação. Acontece essa zona que está aí, destruíram a cidade… IPTU caríssimo, comércio todo fechado, industria indo embora, o prefeito pegando o dinheiro dos impostos gastando todo em auxilios com pessoas que não nasceram aqui e os moradores que pagam a conta com a cidade suja, sem investimento, caindo aos pedaços. Não a toa, os mais antigos bem sabem que prefeitos de Estados do norte e nordeste há anos atrás pegavam seus cidadãos de alta vulnerabilidade, enfiavam em ônibus e mandavam desovar no Centro do Rio, na Praça da cruz vermelha. Isso é de longe sabido. Assim é fácil, empurra a miséria pros outros pagar enquanto roubam suas cidades e estados, basta ver essas familias de esquerda que governam há décadas os estados miseráveis do Brasil, e nunca saem dessa situação de retrocesso, só os Barbalho, os calheiros que ficam bilionarios. Se voce quer fazer benesse com dinheiro alheio, o Rio não é mais lugar pra isso. O povo carioca tá saturado de sustentar essa situação. O carioca acordou e por isso votou 22. Pra quem quem acha que vamos voltar no passado da lava-jato é melhor se mudar pra lugares onde fazem o L.

        • Eletrobras já foi. Se Deus quiser no próximo governo vamos nos livrar de todas essas sucatas estatais cabides de emprego. A Gleisi tá adorando pendurar o assitente de gabinete num cargo em Itaipu ppr R$84 mil por mês. Você acha que a gente vai ficar sustentando mamateiro até quando?? A direita chegou pra ficar, Estado minimo vai avançar, pode anotar.

      • Paulo, nem devia te responder porque não resolveremos os problemas do RJ com preconceitos, racismo, neo nazifascismo, até porque somos um povo miscigenado, indígenas e afrodescendente, e branco no RJ é minoria, e mesmo essa minoria vai se bronzear nas detonadas cidades da região dos lagos, cidades antigos paraísos que estão sendo destruídas pela especulação imobiliária, onde rico se apodera de tudo e os pobres se aglomeram no entorno, para serem serviçais. A maioria dos empresários cariocas , e fluminenses, são exploradores sim, basta você levantar o valor da base salarial no nosso estado, que é das menores do Brasil. Sou carioca, meu caro, nasci no bairro de Laranjeiras, e não moro em “favelas”, como você se referiu preconceituosamente, mas também não sou da elite do atraso do balneário. Moro num bairro da zona da Leopoldina, a esquecida Penha, onde os poderes públicos não pisam, e aqui as comunidades ao meu redor se viram, entre a falência do estado, o narcotráfico e a milícia. Não vim de fora, e se viesse qual seria o problema? O meu pai era gaúcho, de Flores da Cunha. A minha mãe era mineira, de Juiz de Fora. Sou carioca, da gema, aposentado, nunca solicitei qualquer auxílio/bolsa dos governos, trabalhei por 42 anos ininterruptos, 65 anos, e com muito orgulho dos meus pais, e o quanto trabalharam e me educaram. Meu pai se foi há 12 anos, com 85 anos; e a minha mãe partiu desta vida, há 11 anos, com 80 anos. O meu pai era ‘branco’, descendente de espanhóis e portugueses, e a minha mãe era afro-brasileira. A minha história de vida sequer te interessa, e nem a ninguém, mas fiz este resumo para afirmar que a questão do nosso caos, com crises permanentes, não tem quaisquer relações com etnias, cor de pele, origem geográfica, mas com a educação, desgovernos e, sobretudo, o desalente socioeconômico, em que vive a maioria dos cariocas e fluminenses, sejam raízes ou nutellas, nativos ou imigrantes, que nos levou a esta situação de desordens urbanas, desrespeitos, indisciplinas, etc…, com a agravante de provavelmente termos os piores políticos do país. É isto, Paulo Duarte, e quem pensa igual. Ah! Conheço muito bem Florianópolis, de mais de 40 anos atrás, e tenho amigos, colegas e parentes lá, pois como disse o meu pai era do sul do Brasil. Tenho parentela e amigos em quase toda Santa Catarina e em parte do Rio Grande do Sul, que não é bem assim como muitos aqui do sudeste pensam, pois lá no sul também tem as suas mazelas. Mas como mencionaste Floripa, olha meu caro, a ilha está cercada de favelizações, tem narcotráfico, está começando a formação de milícia, especulações imobiliárias emergentes, e muitos forasteiros indo para lá, muitos paulistas, muitos argentinos, e mais recentemente muitos “cariocas”… A diferença é que Florianópolis ainda não chegou a um milhão de habitantes, enquanto, só a cidade do Rio de Janeiro está com cerca de sete milhões, e o nosso RJ todo, com cerca de 17 milhões de habitantes. A Florianópolis de hoje, podes ter certeza, somada a São José, Biguaçu, Palhoça, que compõem a região metropolitana, chamada de grande Florianópolis, que já passa u de um milhão de almas, já vive o prenúncio do caos anunciado. Bem, vou parar por aqui. Tenhamos serenidade e firmeza de propósitos, sempre com o respeito, que nos cabe e ao outro, pois dentre todas as nossas mazelas, que sabemos não serem poucas, e que não são simples de resolver, a maior de todas é esse desrespeito, em que sobrevivemos, destes tempos. Aquele abraço! Paz e Bem!

        • Acho que voce deve ter prpblemas com interpretação de texto meu amigo. Em nenhum momento me referi a etnia ou algo do tipo. Leia novamente o que escrevi, me referi a favelização desordenada na cidade em que moro. Não me importa se dentro dela mora japones, alemão, preto, branco, amarelo ou mameluco. Eu só quero que quem venha pra minha cidade pague seus impostos e suas contas assim como eu pago as minhas! Não vamos ficar pagando IPTU a vida inteira pra bancar social e a cidade virando um entulho. Até porque esse IPTU já virou uma bola de neve e muitos não mais vão ter condições de pagar. A coisa é muito simples: veio de fora e quer tentar a vida? Primeiro, a Prefeitura tem que saber que voce está morando aqui, e não escondido. Segundo, voce tem que ter condição financeira pra se manter aqui, se não tiver, que seu prefeito de origem, seu governador de origem ou governo federal banquem sua estadia na cidade até você arrumar emprego e ter condições de se manter! A prefeitura tem que ter obrigação de auxiliar vulnerável carioca. Tem que acabar esse negócio de vir todo mundo pra cá e quando chega aqui “da-se um jeito”. Chegamos ao ponto que a Prefeitura não faz a menor idéia de quantas pessoas vivem dentro das favelas nem quem estão lá. Em uma operação recente, a Policia Civil matou varios traficantes de outros estados que estavam escondidos dentro da favela da Maré, dando ordens ao trafico daqui e de seus estados de origem.

  11. PQP!! Que pesquisa sem fundamento nenhum, é não ter o que produzir. Desses que querem ir embora do Rio de Janeiro, quantos já foram embora? Falam que querem ir embora, só que não vão.
    Aqui é minha cidade, apesar de tudo eu vou ficar aqui , e quem quiser embora ninguém vai impedir.

  12. O Rio de Janeiro virou uma cidade extremamente cara pros serviços publicos que oferece. Favelização avança por toda cidade sem qualquer controle, prefeitura nada faz para limitar e desmotivar esse fenômeno. Pelo contrario, distribui auxílio para moradores de comunidades, creches, escola, saude, bolsas, tudo debitado do IPTU extorsivo carioca, que avança todo ano acima da inflação pra bancar mordomias de servidores, cabides, empresas públicas e auxílios a vulneráveis em comunidades que vem de outros estados e se instalam aqui, às margens do conhecimento da autoridade municipal. O Rio de Janeiro acabou, virou uma imensa favela aonde o prefeito joga a todo momento o custo pra cima do IPTU. Fujam, procurem qualidade de vida no Sul.

  13. Sou carioca de cordovil mas no momento moro em copacabana! Votei no eduardo paes por causa da aproximação com lula! me arrependo profundamente em ter feito isso! o rio de janeiro está ficando numa cidade que abriga bandidos de todo o brasil, nas nossas famosas favelas! bairro no rio virou sinônimo de favela segundo a globolixo! o pior é a zona sul do rio assistindo e apoiando isso! chega! ou muda tudo ou o buraco vai ficar mais fundo!

  14. Eu gostaria quê quando vcs fizessem essas pesquisas sobre o Rio dê janeiro, fizessem só com os nativos verdadeiros, é lógico quê quem não é carioca nascido nessa cidade, vão falar quê pretende sair do Rio dê janeiro, isso é os forasteiros,e aí vão prá onde se os bandidos dê todo o Brasil estão vindo pára o Rio dê janeiro sinal quê em qualquer lugar do Brasil tá saído pelo ladrão dê tantos bandidos, como carioca nativo quê nunca saiu do Rio dê janeiro eu concordo quê o nosso estado está tremendamente violento, mais quê cidade brasileira não está, são Paulo, Bahia, Santa Catarina, Paraná Rio grande do Norte, MG Rio grande do Sul, então aos quê pretendem sair do Rio dê janeiro,escolha um desses estados e boa viagem,

  15. Infelizmente o nosso Rio está cada vez mais abandonado. O centro da cidade está uma calamidade. Na rua do Resende (vulgo Cocôresende) e na Rua Tadeu Kosciusko (vulgo Cocôciusko) só Jesus na causa. Se paga um IPTU caríssimo para termos uma feira, aos sábados, que deixa tudo sujo ao final e em alguns Domingos área de lazer com música ao vivo, onde não se consegue descansar e muito menos ver uma televisão, sem ter que fechar as janelas. Obrigado Prefeitura!!

  16. Na região de Juiz de Fora e algumas cidades da zona da mata mineira existem muitos cariocas.
    Quando chegam aqui levam um susto quando percebem que aqui a violência está aumentando.
    ?

  17. Não se atende aos interesses públicos fazendo favorzinhos e dando vida mansa pra empresários privados. Se é para fazer política pública séria, que se faça! Chega de entregar tudo para a iniciativa privada! Chega de dar dinheiro para empresário boa-vida! Ou aprendemos isso, ou é ladeira abaixo!

  18. Não fui pesquisado mas sou mais um na conta. Única coisa que ainda me segura ainda é o emprego.
    Quero qualidade de vida pra mim e pra minha família.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui