Na terça-feira (25/04), agentes de saneamento da concessionária Águas do Rio realizaram ações de desobstrução e limpeza da rede coletora de esgoto da região. Em apenas dois dias de operação, foram retirados cerca de 10 caminhões de lixo e outros resíduos que prejudicavam o pleno funcionamento da rede do bairro do Porto Rosa.
“Estamos recuperando, gradativamente, as estruturas que compõem o sistema de saneamento de São Gonçalo, fazendo desobstrução nas redes, substituição de tubulações e equipamentos, entre outros serviços. Entendemos que a expectativa da população é grande, já que estão há anos esperando pela melhor qualidade dos serviços de água e esgoto, mas estamos trabalhando diariamente para impactar positivamente a vida dos gonçalenses”, ressalta a Coordenadora de Operações da Águas do Rio, Josiane Santos.
Uma moradora da região há mais de 50 anos, Valéria Moraes, conta que a casa da mãe possui “barricadas” nas portas para evitar que, em dias de chuva, o histórico extravasamento de esgoto entre. “Sempre foi assim. Toda vez que chovia a água passava de 1,5 metros de altura no muro. As pessoas precisam ter consciência também para não jogar lixo na rede de esgoto e óleo de cozinha dentro do ralo da pia, isso acaba causando entupimento. Esse é um trabalho que tem que ser coletivo”, comenta.
Em um ano, a concessionária executou mais de 4.300 intervenções na rede coletora de esgoto em São Gonçalo, como desobstrução e troca de peças danificadas para promover melhorias em todo o sistema. Além da modernização do maquinário. Até 2033, a previsão é de que os investimentos cheguem a R$ 1,5 bilhão em infraestrutura sanitária para universalizar o serviço no município.