Mais de 10 caminhões de resíduos foram retirados da rede de esgoto em bairro de São Gonçalo

Para dar fim a um histórico retorno de esgoto, a Águas do Rio, realizou procedimentos de desobstrução e limpeza da rede coletora do Porto Rosa, em São Gonçalo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na terça-feira (25/04), agentes de saneamento da concessionária Águas do Rio realizaram ações de desobstrução e limpeza da rede coletora de esgoto da região. Em apenas dois dias de operação, foram retirados cerca de 10 caminhões de lixo e outros resíduos que prejudicavam o pleno funcionamento da rede do bairro do Porto Rosa.

“Estamos recuperando, gradativamente, as estruturas que compõem o sistema de saneamento de São Gonçalo, fazendo desobstrução nas redes, substituição de tubulações e equipamentos, entre outros serviços. Entendemos que a expectativa da população é grande, já que estão há anos esperando pela melhor qualidade dos serviços de água e esgoto, mas estamos trabalhando diariamente para impactar positivamente a vida dos gonçalenses”, ressalta a Coordenadora de Operações da Águas do Rio, Josiane Santos.

Uma moradora da região há mais de 50 anos, Valéria Moraes, conta que a casa da mãe possui “barricadas” nas portas para evitar que, em dias de chuva, o histórico extravasamento de esgoto entre. “Sempre foi assim. Toda vez que chovia a água passava de 1,5 metros de altura no muro. As pessoas precisam ter consciência também para não jogar lixo na rede de esgoto e óleo de cozinha dentro do ralo da pia, isso acaba causando entupimento. Esse é um trabalho que tem que ser coletivo”, comenta.

Em um ano, a concessionária executou mais de 4.300 intervenções na rede coletora de esgoto em São Gonçalo, como desobstrução e troca de peças danificadas para promover melhorias em todo o sistema. Além da modernização do maquinário. Até 2033, a previsão é de que os investimentos cheguem a R$ 1,5 bilhão em infraestrutura sanitária para universalizar o serviço no município.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 10 caminhões de resíduos foram retirados da rede de esgoto em bairro de São Gonçalo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui