Mais de 10 milhões de pessoas podem ficar sem água devido à manutenção do Sistema Guandu

Manutenção vai acontecer das 4h de quinta-feira às 4h de sexta-feira e deve afetar, além do Rio, municípios da Baixada Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Como parte da preparação para o verão, a Cedae vai realizar a manutenção preventiva do Sistema Guandu das 4h de quinta-feira (16/11) às 4h de sexta-feira (17/11). Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Durante o serviço, a produção de água vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.

O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal. 

A aproximação do verão traz a necessidade da manutenção, já que a demanda por água aumenta consideravelmente.  A ação visa garantir o pleno funcionamento do sistema, otimizando a operação e a segurança da unidade. É a oportunidade de identificar e corrigir possíveis irregularidades para prevenir ocorrências futuras“, explica Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.

Advertisement

A Cedae recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 10 milhões de pessoas podem ficar sem água devido à manutenção do Sistema Guandu
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. 13/11/2023 a pessoa me posta uma mensagem dessa? Ou é pra ganhar view, ou é muito ruim na profissão… se corresse atrás do assunto saberia que desde o dia 11 ela ja estava prevendo adiar a manutenção…kkkkkkkkkk… E o povo que nao tem a capacidade de entrar no site da Águas do Rio é pior ainda…

  2. Tem certas coisas que não entram na minha cabeça, por exemplo: este serviço é programado ou emergencial? Pelo que diz a matéria, é programado, pois sabe-se que a demanda por água aumenta na estação quente, algo que só não é óbvio para uma criança ou por alguém que veio para este mundo desprovido de capacidade cerebral. Se é programado, ele precisa mesmo ser feito na época mais quente do ano? Não tem como ser feito em junho ou julho? Alguém poderia explicar? O calor batendo recordes, e a companhia de abastecimento, meio que numa atitude que beira o escárnio e o sadismo, corta o fornecimento de água. Seriam os gestores desta empresa comediantes ou torturadores? Se forem comediantes, alguém precisa avisar a eles que não levam jeito para a coisa, pois isso não tem graça nenhuma. Se forem torturadores insensíveis…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui