Mais de 100 escolas da rede estadual participam das semifinais do Festival Transformar 2024 no Rio

O Festival Transformar 2024 reúne 610 estudantes de mais de 100 escolas estaduais nas semifinais, com apresentações de música, dança e teatro inspiradas nos temas de sustentabilidade e justiça global

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Festival Transformar Talentos Seeduc 2024, que busca revelar e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede estadual, realiza nesta segunda (4/11) e terça-feira (5/11) as semifinais de sua segunda edição. Com a presença de 610 alunos que se apresentam na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, o evento envolve 110 escolas estaduais e um total de 155 performances, que incluem dança, música e teatro. Este ano, 1510 estudantes de todo o estado inscreveram-se na competição, marcada pela temática do G20 – Construindo um mundo justo e um planeta sustentável – e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 (ODS 13) da Agenda 2030 da ONU, que visa ações urgentes contra as mudanças climáticas.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da arte e da cultura como ferramentas de transformação social, reforçando a missão do festival: “A sensação é de dever cumprido com a realização deste festival, já que ele garante aquilo que ecoa por todas as nações, essa voz mundial que é a cultura e a arte. Que nossos alunos possam levar todo o conhecimento adquirido nas escolas e, com isso, consigam transformar o mundo, tornando-o mais sustentável, mais justo e igual”, declarou.

Para Ana Vitória, aluna de 17 anos do Ciep 297 Padre Salesio Schimid, em Vassouras, a apresentação de sua equipe foi uma oportunidade de conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental. O grupo de quatro integrantes encenou uma performance com o tema “queimadas”, chamando atenção para os impactos das recentes crises climáticas. “Gostamos bastante da nossa apresentação. Porém, o mais importante de tudo isso é conscientizar as pessoas sobre as queimadas. Recentemente, vivenciamos um momento bem crítico em relação a isso. O mundo precisa de ajuda”, afirmou a estudante, que espera avançar para a grande final.

Sobre o Festival Transformar
Criado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o Festival Transformar é uma ação da subsecretaria de Gestão de Ensino para identificar e promover talentos artísticos nas escolas da rede pública. Os projetos são desenvolvidos pelos alunos, com o apoio de professores, abordando temas relevantes à sustentabilidade e à justiça social. Em 2024, o festival contempla três categorias: Música Solo, Dança e Teatro (Esquete).

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, celebrou a participação e o talento dos alunos: “Estamos muito felizes e orgulhosos de valorizar nossos talentos da rede nesta 2ª edição do Festival Transformar. A arte pode mudar vidas, e o resultado do que estamos vendo é fruto de muito trabalho e compromisso das nossas escolas. Todos os participantes já são vitoriosos!”

A expectativa é de que até 2.311 pessoas prestigiem as semifinais, seja para assistir ou apoiar os participantes. A grande final será realizada no dia 10 de dezembro, onde os finalistas apresentarão seus números pela última vez na esperança de conquistar o título na categoria em que concorrem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 100 escolas da rede estadual participam das semifinais do Festival Transformar 2024 no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui