O Festival Transformar Talentos Seeduc 2024, que busca revelar e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede estadual, realiza nesta segunda (4/11) e terça-feira (5/11) as semifinais de sua segunda edição. Com a presença de 610 alunos que se apresentam na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, o evento envolve 110 escolas estaduais e um total de 155 performances, que incluem dança, música e teatro. Este ano, 1510 estudantes de todo o estado inscreveram-se na competição, marcada pela temática do G20 – Construindo um mundo justo e um planeta sustentável – e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 (ODS 13) da Agenda 2030 da ONU, que visa ações urgentes contra as mudanças climáticas.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da arte e da cultura como ferramentas de transformação social, reforçando a missão do festival: “A sensação é de dever cumprido com a realização deste festival, já que ele garante aquilo que ecoa por todas as nações, essa voz mundial que é a cultura e a arte. Que nossos alunos possam levar todo o conhecimento adquirido nas escolas e, com isso, consigam transformar o mundo, tornando-o mais sustentável, mais justo e igual”, declarou.
Para Ana Vitória, aluna de 17 anos do Ciep 297 Padre Salesio Schimid, em Vassouras, a apresentação de sua equipe foi uma oportunidade de conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental. O grupo de quatro integrantes encenou uma performance com o tema “queimadas”, chamando atenção para os impactos das recentes crises climáticas. “Gostamos bastante da nossa apresentação. Porém, o mais importante de tudo isso é conscientizar as pessoas sobre as queimadas. Recentemente, vivenciamos um momento bem crítico em relação a isso. O mundo precisa de ajuda”, afirmou a estudante, que espera avançar para a grande final.
Sobre o Festival Transformar
Criado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o Festival Transformar é uma ação da subsecretaria de Gestão de Ensino para identificar e promover talentos artísticos nas escolas da rede pública. Os projetos são desenvolvidos pelos alunos, com o apoio de professores, abordando temas relevantes à sustentabilidade e à justiça social. Em 2024, o festival contempla três categorias: Música Solo, Dança e Teatro (Esquete).
A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, celebrou a participação e o talento dos alunos: “Estamos muito felizes e orgulhosos de valorizar nossos talentos da rede nesta 2ª edição do Festival Transformar. A arte pode mudar vidas, e o resultado do que estamos vendo é fruto de muito trabalho e compromisso das nossas escolas. Todos os participantes já são vitoriosos!”
A expectativa é de que até 2.311 pessoas prestigiem as semifinais, seja para assistir ou apoiar os participantes. A grande final será realizada no dia 10 de dezembro, onde os finalistas apresentarão seus números pela última vez na esperança de conquistar o título na categoria em que concorrem.