Mais de 11 mil veículos foram furtados no Estado do Rio de Janeiro este ano

Os dados foram levantados pelo Sindicato das Seguradoras do RJ/ES. No acumulado do ano, de janeiro à agosto esse índice teve um aumento de 18,9%, em relação ao mesmo período de 2021

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Brasil / Imagem meramente ilustrativa / Foto: Clarice Castro (Divulgação)

De acordo com dados do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (SindSeg RJ/ES), no mês de agosto houve um aumento de 11,1% de furtos de automóveis no Rio, comparando ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, esse percentual sobe para 18,9%. Em 2021 foram 9.404 veículos furtados, de janeiro a agosto, e este ano o total chega a 11.180.

No entanto, também em agosto, houve uma redução do número de veículos roubados, comparando com o mesmo mês do ano passado – menos 3,4%. No acumulado do ano, a redução foi de 7,9%, caindo de 17.117 para 15.770 veículos roubados – agosto de 2021 e 2022.

Com relação ao número de automóveis recuperados, houve aumento de 1,6%, comparando a agosto de 2021. Porém, no acumulado do ano, houve redução de 11,5% no número de carros recuperados, que passou de 9.660 para 8.546. O índice médio de recuperação (veículos recuperados versus furtados/roubados) este ano tem sido de 32%, considerado baixo quando comparado com a média de anos anteriores da ordem de 50% – que ainda não é o ideal (80%, no mínimo). Essa melhoria requer reforço nas ações das autoridades de segurança pública nesse sentido.

O Diretor-Executivo do SindSeg RJ/ES, Ronaldo Vilela, ressalta que o índice de roubo e furto impacta diretamente como elemento de cálculo na fixação e oscilação do preço do seguro de veículos.

Advertisement

“Esses dados surpreendem quanto ao fato de o aumento ser mais expressivo em relação a veículos furtados (+18,9%) em comparação com a diminuição dos roubados (-7,9%). Somados, entretanto, furtados e roubados, o aumento é de 1,6%, o que, embora represente uma redução de roubos e furtos de veículos, traz preocupação e requer atenção porque em janeiro deste ano a redução era de 9,4%, e esse dado positivo vem se tornando negativo considerando ainda que essa diminuição se transformou em aumento já a partir de maio e mostra tendência de alta em progressão.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 11 mil veículos foram furtados no Estado do Rio de Janeiro este ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui