Mais de 20 animais silvestres são resgatados de cativeiro em Vargem Grande

Ação de resgate aconteceu nesta quinta (14/03); entre os animais, havia 5 araras, 8 tucanos e 2 macacos-pregos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Araras resgatadas em Vargem Grande - Foto: Divulgação/Governo do RJ

Na manhã desta quinta-feira (14/03), mais de 20 animais silvestres de diversas espécies foram resgatados em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles eram mantidos em cativeiro em um sítio. O dono do local foi detido e autuado por crimes ambientais.

A operação contou com o apoio de policiais civis e militares, além de agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

”É inadmissível permitir que criminosos atuem traficando esses animais, que ficam em cativeiros, com maus tratos e tortura. É uma determinação da nossa gestão manter a vigilância e agir com inteligência para coibir essa prática é punir exemplarmente os responsáveis. Hoje, nossas equipes estão de parabéns”, celebrou o governador Cláudio Castro.

Ao todo, foram resgatados 26 animais nativos: cinco araras, oito tucanos, oito jabutis, dois papagaios, uma maritaca e dois macacos-pregos.

Advertisement

O homem preso na ação também foi multado em cerca de R$ 14 mil pelo cativeiro ilegal de animais silvestres. Ele foi autuado ainda por construção em Área de Preservação Permanente e Captação Irregular de Recurso Hídrico, o que gerou outra multa de aproximadamente R$ 24 mil.

A ação contra a caça e o tráfico ilegal de animais silvestres aconteceu a partir de extenso trabalho de inteligência e estratégia desempenhado pelos técnicos e policiais dos órgãos.

”Estou muito orgulhoso de assumir a missão de intensificar as ações em benefício do ambiente no RJ e faço questão de parabenizar nossos técnicos e os policiais que se dedicaram por semanas para que essa operação fosse um sucesso. O que a gente precisa ressaltar é que além do intenso trabalho de investigação e inteligência, temos a fundamental participação da população que denuncia essas práticas ilegais e contribui para garantirmos a preservação do ambiente e um estado e um planeta mais saudável”, afirma o secretário Bernardo Rossi.

Os técnicos também recolheram 17 espécies exóticas, como cinco Ring Neck, quatro Tigres d’água (cágados), um pavão, um pombo, uma rosela e duas calorias. Os animais resgatados passarão por avaliações e pelos cuidados veterinários necessários para que tenham condições de retornar à natureza com a saúde restabelecida.

O Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, assim como a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais e as gerências de Fauna, de Unidades de Conservação e de Fiscalizações Ordinárias, trabalharão conjuntamente para a identificação dos responsáveis pelo crime ambiental.

Como denunciar

Queixas relacionadas a crimes ambientais em todo o estado do RJ podem ser feitas por meio do programa ”Linha Verde”, do Disque Denúncia, através dos telefones 2253-1177 (capital e Região Metropolitana) e 0300-253-1177 (interior).

Outra opção é o aplicativo para celular ”Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 20 animais silvestres são resgatados de cativeiro em Vargem Grande
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui