Mais de 20% dos bares e restaurantes do Rio registraram prejuízo em janeiro de 2023

Segundo a mais recente pesquisa realizada pela Abrasel RJ, quase um quarto dos estabelecimentos do estado do RJ registraram prejuízo em janeiro deste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Segundo a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), 23% dos estabelecimentos do estado do RJ, quase um quarto das empresas, registraram prejuízo em janeiro deste ano. Outros 32% trabalharam com estabilidade e 45% tiveram lucro. O levantamento aponta também que o setor luta para se manter resiliente ao aumento da inflação, visto que 58% não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média do índice deste período.

Além disso, registrou-se que 60% dos estabelecimentos têm hoje empréstimos bancários contratados, com taxa de 13% de inadimplência entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 8% entre os que aderiram ao pronampe.

Notamos que a situação no geral não é boa e inspira muito cuidado. Temos 60% dos estabelecimentos com empréstimos bancários contratados e muitos ainda com dificuldade em quitar suas dívidas e gerar receita aos sócios, visto que, em média, 10% do faturamento dessas empresas está sendo aplicado em pagar essas dívidas. No quesito inflação, mais da metade dos estabelecimentos não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média do índice. Por outro lado, estamos otimistas ao constatar que 26% das empresas aumentaram o quadro de funcionários em janeiro, comparado a dezembro, e mais da metade conseguiu seguir sem baixas, mantendo o número de funcionários”, afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

As boas perspectivas do setor de alimentação fora do lar se refletem na expectativa por contratações, mostrando que 32% dos estabelecimentos esperam aumentar o quadro de funcionários ao longo de 2023. A pesquisa constatou que 26% aumentaram o quadro de colaboradores em janeiro, na comparação com dezembro, enquanto apenas 11% apontaram redução e outros 63% mantiveram o mesmo número de funcionários.

Advertisement

Os dados referentes ao Rio de Janeiro fazem parte de um levantamento nacional realizado pela Abrasel, entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2023, com empresas do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 20% dos bares e restaurantes do Rio registraram prejuízo em janeiro de 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui