Nem mesmo o frio que chegou no Rio de janeiro na sexta-feira (5/7), com os termômetros registrando as temperaturas mais baixas do ano, conseguiu desanimar os participantes do Programa Passarinhar Carioca realizado, no último sábado (6/7), no Bosque da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. Trinca e cinco espécies de aves foram registradas pelas lentes fotográficas de 20 pessoas que percorreram o local.
Durante o percurso, foi possível observar a flora e as aves aquáticas. Dentre as espécies de pássaros registrados estão o Quero-quero, a Lavadeira mascarada, a Saracura do mato, Caraca de couro de lama, Jaçanã e Sapucaia.
Idealizado pela pasta ambiental da cidade do Rio de Janeiro, o Passarinhar Carioca temcomo objetivo incentivar a preservação da biodiversidade e atrair mais visitantes para os 15 parques municipais da cidade, sendo sete deles na Barra da Tijuca, Recreio, Vargens e Jacarepaguá. A iniciativa foi lançada em março deste ano, no Parque Natural Municipal Marapendi, localizado no Recreio. Essa primeira edição contou com a participação de 30 pessoas que registraram 41 espécies de pássaros durante uma caminhada de duas horas pela unidade de conservação.
“O Passarinhar Carioca é uma atividade de educação ambiental que pretende sensibilizar as pessoas sobre a importância de zelar pela natureza. A nossa proposta é incentivar os cariocas e os turistas a frequentarem com mais assiduidade as nossas unidades de conservação”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.
O Passarinhar Carioca acontece sempre no primeiro sábado de cada mês. A próxima atividade está programada para agosto, e será realizada no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, no Leblon.