Mais de 33 toneladas de resíduos foram removidos do Sambódromo na primeira noite de desfiles da Série Ouro

Após o primeiro dia da folia, a Comlurb contabiliza a remoção de 262,9 toneladas de resíduos desde o pré-Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As equipes da Comlurb removeram 33,5 toneladas de resíduos na sexta-feira (10/02), primeira noite de desfiles da Série Ouro, no Sambódromo. Na área interna da Passarela do Samba foram removidas 33,5 toneladas, sendo 4,1 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. A limpeza na área externa gerou 5,8 toneladas de resíduos. Desde a pré-limpeza da Passarela do Samba, nos dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade removida de resíduos soma 49.5 toneladas de resíduos, sendo 35,9 toneladas de lixo orgânico e 7,8 toneladas de materiais recicláveis.

Já nos blocos de rua, desde o início do pré-carnaval, em 20/01, a Comlurb já recolheu 213,4 toneladas de resíduos, sendo 20,4 toneladas nas agremiações desta sexta-feira. O Bloco das Carmelitas, de Santa Teresa, gerou 4,8 toneladas, o Rola Preguiçosa,em Ipanema, 2,8 toneladas e o Cata Latas do Grajaú produziu 1,6 toneladas. Após o primeiro dia da folia, a Comlurb contabiliza a remoção de 262,9 toneladas de resíduos desde o pré-Carnaval.

As equipes do Lixo Zero aplicaram desde o início do pré-carnaval, no dia 13/01, 319 multas, sendo 42 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 277 por pessoas urinando em via pública, R$ 773,65 cada, e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.633 garis por dia. Para a limpeza interna do Sambódromo são até 872 garis diariamente, sendo 30 no serviço de coleta seletiva e 20 na limpeza dos postos de saúde instalados na Marquês de Sapucaí. Os garis trabalham com o apoio de 38 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, sete basculantes, dois mini basculantes, 12 mini varredeiras, e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso, e duas vans motobomba com jato de alta pressão para lavagem dos setores. Serão utilizados ainda 20 sopradores comuns e 4 sopradores-aspiradores e duas caixas compactadoras. Foram instalados 1.000 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos. Na área externa, incluindo Terreirão do Samba, são até 210 garis por dia com apoio de dois caminhões compactadores. Foram instalados 100 contêineres de 240 litros.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

O carnaval na Estrada Intendente Magalhães conta com até 101 garis diariamente, atuando com o apoio de cinco caminhões compactadores, dois veículos tipo satélite para coleta, três varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, duas minivarredeiras, e três pipas d´água e duas vans motobomba de alta pressão para lavagem da pista de desfiles com água de reuso Em todo o trajeto da Avenida Intendente Magalhães, palco dos desfiles, e ruas do entorno, serão disponibilizados 200 contêineres de 240 litros.

Para atuação nos blocos, são até 2.450 garis por dia nas maiores agremiações. Foram disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros nas concentrações dos blocos. Os veículos de apoio são até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Já entre os equipamentos serão utilizados diariamente até 90 sopradores. Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso. A Comlurb conta com equipes de garis também na limpeza dos bailes oficiais da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 33 toneladas de resíduos foram removidos do Sambódromo na primeira noite de desfiles da Série Ouro

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui