Mais de 37 toneladas de resíduos foram removidos de ralos do Rio de Janeiro em 2023

Em 2023, foram promovidas 171 ações, com 327 garis e 1.932 ralos limpos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Comlurb participa da Operação Integrada Ralo Limpo da Prefeitura todos os anos, como ação preventiva, buscando minimizar os impactos causados pelas chuvas de verão. Durante todo o ano, a companhia faz a limpeza das caixas de ralo, durante o serviço de varrição, para a retirada de folhas, lama e diversos tipos de detritos. Em 2023, foram promovidas 171 ações, com 327 garis e 1.932 ralos limpos, totalizando 37,6 toneladas de resíduos removidos.

As ações são realizadas para desobstruir ralos em pontos de alagamentos e bolsões de água em todas as regiões da cidade. São feitas com base no mapeamento das vias com ocorrência de alagamento realizado pelo COR, Rio-Águas e subprefeituras.

Além disso, a Prefeitura fez um investimento massivo em desassoreamento de rios, em 2023, com a remoção de 555,4 mil toneladas de resíduos, que correspondem a 46.283 caminhões cheios. Essa iniciativa faz parte do Plano Verão 2023/24, assim como as obras de drenagem para eliminação de ponto crítico de alagamento. Com investimento de R$ 9,8 milhões, a Secretaria de Infraestrutura realizou serviços na Avenida Borges de Medeiros, na Rua Alexandre Calaza e nas estradas da Pedra e do Catonho, onde os trabalhos entraram na reta final. No total, mais de 1,6 km de drenagem estão sendo executados.

Na intersecção entre as estradas do Catonho e Cafundá, a secretaria atua para aumentar a capacidade de escoamento das galerias pluviais, solucionando, assim, o problema crônico de alagamento que motoristas e pedestres enfrentam em dias de chuvas fortes, na região. Mais de 7,6 mil metros quadrados de drenagem estão sendo recuperados.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 37 toneladas de resíduos foram removidos de ralos do Rio de Janeiro em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui