Mais de 40 blocos desfilam no Rio neste sábado de Carnaval

Com mais de 100 anos de história, o Cordão da Bola Preta abre a sequência de desfiles deste sábado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carnaval de Rua 2023 - Rio, 12/02/2023 - Bloco Banda da Barra. Foto Jorge William /Riotur

O Carnaval começou no Rio de Janeiro. Depois de dois anos de pandemia, o Cordão da Bola Preta abre a sequência de desfiles deste sábado (18/02). Com mais de 100 anos de história, o tradicional cortejo desfila pelo Centro com participações especiais e um elenco de famosos, entre eles a porta-estandarte Leandra Leal, os padrinhos Neguinho da Beija Flor e Maria Rita; Selminha Sorriso, a Musa das Musas; e Paola Oliveira, como Rainha. 

Além do Cordão da Bola Preta, outros 47 blocos autorizados pela Prefeitura desfilarão neste Sábado de Carnaval. Entre eles, destacam-se Afoxé Filhos de Gandhi (Saúde); Céu na Terra (Santa Teresa);  Banda de Ipanema (Ipanema); Bloco Amigos da Onça (Flamengo), Bloco da Terreirada (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão); Bloco dos Barbas (Botafogo), Escangalha (Jardim Botânico) e Empolga às 9 (Copacabana).

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas. Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020. Destes, a metade com equipes da prefeitura e o restante de equipes privadas contratadas pela Dream Factory, empresa responsável, desde 2010, pela infraestrutura e pela produção do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Ao todo, serão dois postos médicos fixos no Centro; quatro na Zona Sul (incluindo novos pontos na Gávea e no Aterro); um na Barra; e um no Recreio.

Além dos postos médicos, o folião vai contar com das 220 ambulâncias e 34 mil posições sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). O número de operadores de trânsito mais do que dobrou, neste ano serão 3.250 agentes, em 2020 foram 1.500. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Advertisement

Ainda não achou um bloco com a sua cara e quer conferir a lista completa? O DIÁRIO DO RIO divulgou sua tradicional agenda de blocos. Além disso, o aplicativo “Partiu Bloquimmm” ajuda a encontrar os blocos na rua.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 40 blocos desfilam no Rio neste sábado de Carnaval
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mais de 40 blocos desfilam no Rio neste sábado de Carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui