Mais de 600 embalagens de agrotóxicos foram recolhidas em Magé neste ano

Realizada em conjunto com o escritório local da Emater e a Arasef - Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense, a campanha aconteceu nos meses de setembro e outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais de Magé concluiu a Campanha Anual de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos no distrito agrícola da cidade.

Realizada em conjunto com o escritório local da Emater e a Arasef – Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense, a campanha aconteceu nos meses de setembro e outubro, recebendo as embalagens vazias dos agrotóxicos que são recolhidas para ter um destino adequado para não agredir o ambiente. 

“Finalizamos com 669 unidades retiradas aqui no distrito agrícola. São embalagens de todos os tipos: metálicas, sacos e bombonas plásticas, baldes, e todos são levados para um centro de triagem onde todas passam por uma lavagem especial e são separadas. As que têm condições são enviadas para a reciclagem e se tornam embalagens novas, as demais são incineradas em local adequado para o material”, explica o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, Luiz Gustavo Ramos.

Luiz reforça que com a campanha, a Secretaria realiza um trabalho técnico de mapeamento das áreas onde é empregado o uso do agrotóxico e também é feita a conscientização sobre os riscos da manipulação do produto e da contaminação da produção. 

Desde 2021 para cá, a redução de embalagens recolhidas está sendo enorme, a gente pode dizer que está surtindo efeito. A gente faz uma palestra de conscientização, de uso consciente, de descarte correto, que é fazer a tríplice lavagem e depois entregar na revenda onde o agricultor comprou, ou então a gente está recolhendo isso. Agora é possível ver que os produtores rurais estão tendo a consciência de devolver aonde eles compraram, que antes não tinha isso, o pessoal jogava fora ou queimava, jogava no lixo comum. Agora não, agora com as palestras que nós temos feito, eles têm devolvido nas revendas, alguns guardam em casa e a gente recolhe, além da conscientização de redução do uso”, analisou o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 600 embalagens de agrotóxicos foram recolhidas em Magé neste ano

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui