Mais de 70% dos empreendedores do Rio de Janeiro que têm menos de 24 e mais de 65 anos de idade estão na informalidade

Pesquisa do Sebrae mostra, também, que a maioria dos empreendedores fluminense está na faixa etária que vai dos 25 aos 44 anos

Movimentação no comércio do Rio (Foto: Reginaldo Pimenta)

Com base nos dados da Pnad-C, o Sebrae Rio identificou o perfil dos empreendedores do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento aponta que a informalidade ainda é muito presente para quem empreende. O número ultrapassa os 70% para quem tem menos de 24 e mais de 65 anos de idade.  

“ Muitos empreendem por necessidade ou oportunidade.  Sem uma formação adequada, os riscos são altos. A formalização é um passo fundamental para garantir benefícios fiscais,  acesso a crédito diferenciado e garantias previdenciárias. Trazer sua empresa para a formalidade pode ser um fator-chave para crescer e abrir mercado, além de negociar melhores contratos com seus fornecedores,” explica Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio. 

A pesquisa foi feita analisando a faixa etária e onde estão empreendendo. Atualmente, 7% dos donos dos pequenos negócios têm entre 18 e 24 anos, 24% entre 25 e 34 anos, 24% entre 35 e 44 anos, 22% entre 45 e 54 anos, 17% entre 55 e 64 anos e 7% de 65 anos a mais. Em todas as faixas etárias, os homens lideram o ranking e empreendem mais que as mulheres.  

A questão da idade pode influenciar na escolha da atividade que a empresa vai exercer. Em todas as faixas etárias, o comércio é o setor que tem maior percentual de donos de empresas. Para quem tem menos de 24 anos, os setores de transporte, armazenagem e correios também são atrativos. Em contrapartida, em qualquer faixa etária, a agropecuária é o setor que os empreendedores menos investem recursos, variando entre 1% e 3% das empresas em funcionamento no estado. 

 Das empresas em funcionamento, em todas as faixas etárias, a maioria das empresas estão em funcionamento há mais de dois anos. Já em relação a formação educacional dos empreendedores, entre 18 e 54 anos, o maior percentual possui ensino médio completo ou incompleto. Entre 55 e 64 anos tem o ensino fundamental completo ou incompleto. Os empreendedores com 65 anos ou mais possuem o fundamental completo ou incompleto. 

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui