Mais de 75 toneladas de resíduos foram removidos após os grandes eventos no feriado de Finados

Comlurb realizou operação especial de limpeza nos grandes eventos na cidade durante o feriado de Finados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Comlurb encerrou, neste domingo (05/11), a operação especial de limpeza nos grandes eventos na cidade durante o feriado de Finados. Ao todo, a Companhia removeu 76,9 toneladas de resíduos.

Final da Libertadores no Maracanã:

A Comlurb encerrou o serviço de limpeza e remoção de resíduos no entorno do Maracanã, após a Final da Libertadores, sábado (04/11). Foram removidas 19,1 toneladas de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso e o calçadão em volta do estádio. A operação de limpeza contou com 168 garis e 16 supervisores de serviço, que atuaram  com o apoio de caminhões compactadores, pipas d’água, mini-varredeiras e varredeiras de médio e grande porte.

A área externa do estádio recebeu 160 contêineres, sendo 120 de 240 litros e 40 de 1.200 litros, e a reposição de 30 papeleiras para o descarte de lixo de forma adequada.

Advertisement

Fan Zone:

A Comlurb removeu cerca de 13,6 toneladas no Ponto de Encontro de torcedores em Copacabana. Os trabalhos de limpeza foram executados por 60 garis, que contaram com o apoio de 12 veículos e equipamentos, sendo um caminhão compactador; duas pipa d’água e uma van motobomba para lavagem da Avenida Atlântica e dos calçadões com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; duas varredeiras de médio porte; uma varredeira de grande porte; cinco tratores de limpeza de praia, e uma mini máquina de peneiramento de areia. Foram disponibilizados 400 contêineres de 240 litros na faixa de areia e no calçadão, para garantir o descarte adequado de resíduos pelos frequentadores. Toda a extensão da Praia de Copacabana teve operação especial da Comlurb.

Grande Centro:

A Comlurb removeu cerca de 11,2 toneladas de resíduos nos locais onde houve concentração de torcedores, pontos de hospedagem e estacionamento dos torcedores argentinos. Foram mobilizados 120 garis, que contaram com o apoio de 14 veículos, sendo duas varredeiras de médio porte, quatro caminhões compactadores, quatro caminhões-pipa e quatro vans motobombas para limpeza das vias com água de reuso.

Show do  Red Hot Chili Peppers:

A Comlurb encerrou o serviço de limpeza e remoção de resíduos no entorno do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, após o  show da banda californiana Red Hot Chili Peppers. Foram removidas 2,5 toneladas de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso. A Companhia pôs em prática um planejamento operacional de limpeza, que contou com 102 garis e 13 agentes de limpeza urbana, que trabalharam com apoio de três caminhões compactadores e um tipo satélite para remoção dos resíduos; duas minivarredeiras, uma varredeira de médio porte e duas varredeiras de grande porte para auxiliar no serviço de varrição; dois caminhões-pipa para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; e 40 contêineres de 240 litros para garantir o descarte adequado dos resíduos pelo público.

Locais com planos de contingência:

A Comlurb contou ainda com 98 garis de prontidão que  atuaram em locais de aglomeração no feriadão por conta da comemoração de torcedores após a partida entre Fluminense e Boca Juniors, shows pela cidade, além de aumento de visitantes nos pontos turísticos e praias. Foram removidas 30,5 ton de resíduos.

Entre essas áreas estão: Laranjeiras, sede do Fluminense; Jockey Club Brasileiro (com shows, inclusive do cantor Roberto Carlos); Praça Santos Dumont e Baixo Gávea; polo gastronômico da Tijuca, junto à Praça Varnhagen; Boulevard Olímpico, ponto de encontro de torcidas, e Lapa. A Companhia contou com o apoio de 26 veículos e equipamentos, sendo sete caminhões compactadores, duas varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, sete caminhões-pipa e sete vans motobomba.

Praias:

Com hotéis já registrando taxas altas de ocupação, as praias da cidade receberam um reforço do Praia Limpa. A Comlurb  incrementou a quantidade de garis em todos os 56 quilômetros de praias da cidade, incluindo Paquetá, nos dois turnos, sendo o último deles durante a noite/madrugada.

São 260 garis, que contam com o apoio de 37 equipamentos. Entre os equipamentos utilizados estão os novos tratores de praia com implemento traseiro para o peneiramento de areia, que fazem uma higienização mais profunda, reduzindo ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. Também as novas mini máquinas de peneiramento para garantir a limpeza em trechos onde os tratores não chegam. Foram distribuídos novos contêineres em toda a orla.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 75 toneladas de resíduos foram removidos após os grandes eventos no feriado de Finados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui