Mais de 8 mil metros de cabos de energia foram furtados das ruas do Rio em 2022

Levantamento da Light aponta que os roubos causaram um prejuízo de milhão e 400 mil reais. O estudo ainda revela que os bairros mais afetados foram da Zona Oeste e Norte da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gratuito para usar sob a licença Pixabay

Um levantamento da Light, empresa fornecedora de energia, afirma que em 2022 mais de 8.500 metros de cabos de energia foram furtados nas ruas do Rio de Janeiro. O estudo aponta que os roubos aconteceram entre janeiro e junho deste ano. A concessionaria estima um prejuízo de um milhão e 400 mil reais.

Foram registradas 35 ocorrências de furto envolvendo transformadores da rede aérea nesse período. 

Algumas vias públicas da cidade também são afetadas pelo roubo de cabos e luminárias. Segundo um relatório da Rioluz, em parceria com a subconcessionária Smartluz, de janeiro a agosto deste ano, a concessionária teve um prejuízo de mais de 3 milhões e 150 mil reais. Foram 186 mil metros de cabos e 546 luminárias roubadas. 

Os bairros mais afetados foram na Zona Oeste e na Zona Norte.em Campo Grande, segundo a Rioluz, foram 345 registros de ocorrências relacionadas a roubos. Já na Barra da Tijuca foram 275 episódios. Na Zona Norte o bairro mais afetado foi São Cristóvão, com 181 ocorrências.

Advertisement

O furto de cabos também provoca transtornos nos trens urbanos. A Supervia alegou que até outubro de 2022, foram mais de 1.530 registros desse tipo de ocorrência.  O número é quase o dobro do registrado em todo o ano passado. Em relação à quantidade, foram furtados cerca de 114 mil metros de cabos, quase três vezes mais do que o total de 2021. Ainda de acordo com a companhia, o ramal Japeri foi o mais afetado. Em seguida, aparecem os ramais Deodoro e Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 8 mil metros de cabos de energia foram furtados das ruas do Rio em 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui