Mais de 80% dos moradores da Região Metropolitana do Rio escutam rádio

Segundo os dados da Kantar IBOPE Media, o tempo diário médio de consumo foi de 4h32

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/radio-am-ligado-302871/

No ano em que se celebra o centenário do Rádio no Brasil, a Kantar IBOPE Media lança uma edição especial do Inside Radio, seu estudo anual que reúne os insights atualizados sobre o meio. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 83% dos habitantes consomem rádio, segundo os dados apurados pelo Kantar.

Ainda segundo a pesquisa, no Rio, o tempo diário médio foi de 4h32. Este foi o maior tempo diário médio entre as 13 Regiões Metropolitanas aferidas pela Kantar IBOPE Media. Além disso, 56% dos ouvintes dizem que confiam no meio para se manterem informados, o que representa um crescimento de cerca de 20% entre 2017 e 2022.

Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos brasileiros”, conclui Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

Rádio online

Advertisement

O consumo de Rádio online também tem crescido em todo o Brasil. 7,4 milhões de pessoas (85% a mais que em 2019) afirmam ter consumido o meio através da internet nos últimos 30 dias ficando, em média, ouvindo conectados por 2h45 por dia. O consumo no celular (70%), cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 30% ouvintes consumiram o meio de forma online através do computador. Além disso, a convergência de plataformas e formatos de áudio permitiu que o consumo se diversificasse para plataformas como Youtube (20%), além da Televisão (7%) e Smart Speakers (6%).

Os podcasts seguem com grande destaque na preferência do público: 40% dos ouvintes de Rádio se engajaram com esse formato entre abril e junho deste ano, um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2021. Os cinco assuntos mais buscados são: entrevistas (45%), humor (42%), política (33%), música (29%) e notícias (25%).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 80% dos moradores da Região Metropolitana do Rio escutam rádio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. o bom e velho rádio nunca morrerá. que o diga minha mãe, que houve a radio CCR (fala só de trânsito na dutra), enquanto faz a “lida da casa”. kkkkkkkkkkkkk

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui