De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, analisados pelo Instituto Rio21, 95,0% dos veículos do município do Rio de Janeiro são particulares, o equivalente a cerca de 3,1 milhões.
A segunda maior frota da cidade é de veículos de aluguel, que corresponde a 3,8% do total. Em terceiro lugar temos a frota de veículos oficiais, que conta com 34.791 unidades.
Por sua vez, a quantidade de veículos utilizados por organizações internacionais, corpos diplomáticos, corpos consulares e similares, é mínima. Não somam 1,0%.
No entanto, as categorias menos volumosas foram as que mais cresceram nos últimos 5 anos. Entre 2017 e 2021, a frota de corpos diplomáticos aumentou em 20,0%. Já de organismo internacional, 13,9%.
Em contraste, a frota de veículos privados presenciou um crescimento de 7,2%, que apesar de ser significante, é consideravelmente menor.
Me desculpe, mas realizar u.a comparação de elevação de frota de veículos privados/diplomáticos/organismo internacional, e colocar que aumento em porcentagem é muito menor dos privados, chega a ser ignorância, pois a vantagem numérica de um, não possui grau comparação… é dessa forma que os “jornalistas” distorcem os dados rsrs… desse jeitinho!