Durante o Carnaval, a Prefeitura tem trabalhado em uma série de ações de ordenamento. Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fiscalizaram ao longo deste sábado (18/02) os ambulantes dos blocos e no entorno da Sapucaí, e apreenderam mais de dois mil produtos vendidos ilegalmente, assim como fritadeira, banners e mesa de ferro. Ao todo, 20 multas foram aplicadas e 110 ambulantes irregulares foram retirados das ruas.
No ordenamento de trânsito, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) aplicaram 164 multas e rebocaram 62 veículos.
A Guarda Municipal registrou duas conduções para delegacia, sendo um caso de desacato e importunação sexual contra duas adolescentes no Bloco Cordão do Bola Preta e o outro a prisão de dois homens na região do Centro que estavam fugindo uma perseguição policial após furto de veículo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os agentes que fizeram a prisão estavam a caminho de uma missão da Operação Carnaval. Os casos foram registrados na 5ª e 19ª DPs.
Também foram registrados 11 ocorrências de auxílio a foliões por mal súbito, sendo 10 casos em blocos e um no Sambódromo. As equipes da GM-Rio também interviram em duas ocorrências de confusão em blocos.