Mais de um terço dos bares e restaurantes do Rio tiveram prejuízo em fevereiro

Segundo pesquisa da Abrasel RJ, entre os estabelecimentos que tiveram prejuízo, 82% afirmaram ter havido queda nas vendas no mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Associação dos Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ) divulgou uma nova pesquisa que revelou que mais de um terço dos estabelecimentos (38%) tiveram prejuízo no mês de fevereiro, um aumento de 15 pontos percentuais em relação ao resultado de janeiro. De acordo com a rodada da pesquisa, outros 38% dos estabelecimentos do estado tiveram lucro, uma queda de 6 pontos em relação ao mês anterior, enquanto 24% trabalharam com estabilidade.

Vale destacar que, entre os que tiveram prejuízo, 82% afirmaram ter havido queda nas vendas no mês. A redução do número de clientes foi apontada por 54% dos entrevistados, enquanto 46% indicaram terem sofrido com aumentos de custo dos insumos.

A pesquisa acende um sinal de alerta para o setor no Rio de Janeiro. Mesmo havendo tradicionalmente um movimento maior no mês de janeiro, em fevereiro deste ano tivemos a retomada por completo do carnaval. Ainda assim, foram 15% de queda entre um mês e outro. O fato de o índice dos bares e restaurantes do Rio em prejuízo estar acima da média nacional, 38% no RJ contra 30% no país, reforça a urgência de nos unirmos enquanto representantes de um dos setores que mais emprega no estado, em prol de políticas públicas e incentivos que façam com que o RJ volte a ter um ambiente de negócios, de geração de emprego e renda mais saudável para todos”, afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

Os índices de endividamento permaneceram estáveis, com 36% das empresas tendo dívidas em atraso, mantendo-se em relação à pesquisa anterior. Entre as empresas com pagamentos em atraso, 81% devem impostos federais, 52% impostos estaduais, 30% encargos trabalhistas e previdenciários, 22% taxas municipais, 15% serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 11% estão com o aluguel atrasado e 7% devem fornecedores de insumos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de um terço dos bares e restaurantes do Rio tiveram prejuízo em fevereiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A quem o setor pretende enganar com esse tipo de matéria? No próprio Diário do Rio tem outra matéria dizendo que esse setor teve o melhor desempenho desde 2020. E como ficam as matérias de que o carnaval injetou bilhões de reais na economia do Rio e a gente sabe que um dos setores mais beneficiados com isso é o setor de bares e Restaurantes. Tá na hora de parar com esse lobby de chorar. Todos sabemos que só não esta ganhando dinheiro nesse setor quem não sabe trabalhar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui