Mais um ponto turístico do Rio, Distrito de Arte do Porto é aberto

O Distrito de Arte do Porto já nasce como um ponto turístico do Rio de Janeiro, especialmente entre os fãs da arte em muralismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Distrito de Arte do Porto - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

A Zona Portuária do Rio de Janeiro está ficando cada vez mais bonita, o projeto Distrito de Arte do Porto já nasce como um ponto obrigatório de turismo do Rio de Janeiro. Nesta primeira fase, o público poderá conferir mais de 11.000m² de arte em muralismo, graffiti, stencil, lambes e poesia, e, outros em execução, já que os trabalhos estarão em constante transformação através de outros projetos que serão lançados em outras  fases.

No local há obras como da artista Nadi, @NadiGraffiti: em homenagem ao samba com Beth Carvalho e Arlindo Cruz intitulada de “O último dueto”. Já o painel feito pela artista Juliana Fervo, @julianafervo, reforça a liberdade profissional das mulheres, tendo como ilustração uma mulher que trabalha no setor petrolífero, levantando a discussão sobre equidade de gênero no mercado offshore.

A minha participação no projeto como artista foi fazendo o segundo painel, homenageando Beth Carvalho e Arlindo Cruz. A Beth, que é conhecida como madrinha do samba, e o Arlindo, que é um grande poeta, como se fosse o último dueto entre eles, eternizando de alguma forma esta linda parceria. Além disso, sou um dos curadores do projeto, convidando outros artistas e auxiliando na organização, para entender como esses artistas podem interagir, como as artes podem conversar e que fique harmonioso. O que mais me comove é a retomada da arte para trazer cor e vida aquele local e, por ela ser uma arte de rua, combina muito bem com esse ambiente e a realização do Fórum de Arte Urbana que trará discussões sobre o mercado aqui no Rio sobre o graffiti”. – Daniel Nadi curador do projeto.

Já o artista ACME, @universoacme. ilustra histórias das comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, além do mural com os líderes do movimento negro realizado; Airá OCrespo, @AiraOcrespo, apresenta o mural “Leite Derramado”, onde o artista expõe a desigualdade social com uma imagem que abre um debate para diversas interpretações e discussões sobre a dinâmica da nossa sociedade desde os tempos coloniais. Uma pintura com caráter emocional, que traz a amamentação, mas que provoca profundas reflexões para quem tem o prazer de encontrá-la na rua.

Advertisement

O projeto é uma idealização do Núcleo de Ativação Urbana, que explora espaços, territórios e cidades a partir da visão de empreendedorismo, economia criativa, inovação e desenvolvimento social. “É uma realização construir um grande corredor cultural que abriga, a céu aberto, diversos murais pintados e grafitados, majoritariamente, por artistas urbanos locais. Com o espaço, queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade“, planeja Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana.

Vários outros artistas, como Ananda Nahu, @anandanahu e Marcelo Ment, @marceloment, ilustram o Distrito com temas que envolvem as causas sociais, machismo estrutural e equidade, em meio ao desenvolvimento de metrópole na região, o distrito busca, através da arte, criar ambientes mais humanizados, gerando convivência, integração e desenvolvimento social melhorando a qualidade de vida dos moradores e das pessoas que habitam a região. Além desta diversidade, há muitas ações de revitalização programadas nos bairros do Santo Cristo e no Morro da Providência, além de ações de desenvolvimento e impacto social.

O Porto Maravilha tem uma vocação para a Arte Urbana cada vez mais forte e presente. E nós queremos consolidar a área como o maior hub de arte do Brasil. O Distrito de Arte do Porto vem em completo alinhamento com a cidade – especialmente o Porto – que queremos: um bairro vivo, com pessoas morando, trabalhando e cheio de cultura e atrações para cariocas e turistas frequentarem” -afirma Gustavo Guerrante, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Paco do Ouvidor Mais um ponto turístico do Rio, Distrito de Arte do Porto é aberto
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Serviço:

A visitação no Distrito de Arte do Porto estará aberta para visitações à partir do dia 8 de outubro e fica no Passeio Ernesto Nazareth, entre a Rua Professor Pereira Reis com a Avenida Cidade de Lima em um ambiente totalmente instagramável e próximo de várias atrações do Porto como a Rio Star, AquaRio, Casa Porto e Destrave Bar. Próximo à estação do VLT Pereira Reis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais um ponto turístico do Rio, Distrito de Arte do Porto é aberto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mais um ponto turístico do Rio, Distrito de Arte do Porto é aberto
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Imagino a beleza artística, impactante, contida nesses paineis a exemplo de “O Leite Derramado”. Gostaria muito de contribuir com essa iniciativa numa exposição a céu aberto, registrando-se no local, algum tema reflexivo sobre meu carinho e respeito, tipicamente mineiros, à essa Cidade Maravilhosa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui