MAM-Rio recebe 2ª edição do Festival Carioca de Fotografia Analógica no fim de semana

Evento gratuito promove oficinas, exposições, debates e mostras de filmes nos dias 9 e 10 de dezembro no Museu de Arte Moderna do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Olhar sobre a metrópole - por Getulio Ribeiro divulgação

O Festival Carioca de Fotografia Analógica ganha mais uma edição na Cinemateca do MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de dezembro. Repetindo a fórmula de sucesso do primeiro ano, o evento promove, gratuitamente, uma ampla programação para todas as idades, com oficinas de fotografia, exposições, mesas de debates e mostras de filmes, com a presença de fotógrafos profissionais, pesquisadores, empreendedores e entusiastas da fotografia em suporte analógico no Brasil.

Entre as novidades deste ano está a Mostra Vivências Analógicas, que vai exibir, no hall da Cinemateca, 36 fotografias selecionadas por um time de curadores em chamada pública. Foram mais de 500 imagens enviadas para os organizadores, de todas as regiões do país, nos vários formatos permitidos pelo analógico.

Outra inovação desta edição são as oficinas de fotografia para crianças “Revelando imagens mágicas” (6 a 9 anos) e para jovens com “Introdução a foto para adolescentes” (10 a 13 anos), além de atividades que unem toda a família, como a oficina de câmara escura “Luz quer brincar” para pais e filhos, com aulas de revelação, cianotipia, “film swap“, antiotipia, entre outras técnicas. A programação para os pequenos conta, também, com a “Matinê 35mm”, com exibição de seis curtas-metragens clássicos brasileiros para crianças, divididos em dois programas. No sábado, dia 9, o tema é futebol, com programação direcionada para crianças a partir de 12 anos, e no domingo, dia 10, serão exibidos clássicos da animação, como Meow!, de Marcos Magalhães, e Chifre de Camaleão, de Marão – todos no suporte original 35mm. Todas as oficinas e exibições de filmes da programação infantil têm participação por ordem de chegada.

SBC 9656 credito Sambacine 1 MAM-Rio recebe 2ª edição do Festival Carioca de Fotografia Analógica no fim de semana
Foto: Sambacine

Para os que procuram conhecer e adquirir equipamentos fotográficos, o Festival também promove uma feira analógica, que reúne algumas das principais lojas de produtos analógicos do Rio e do Brasil, com câmeras, filmes e acessórios diversos.

Advertisement

A fotógrafa Thaís Monteiro, diretora do festival e fundadora do Coletivo Analógico de Janeiro, destaca a importância da continuidade do projeto com esta segunda edição, que promete, mais uma vez, reunir pessoas interessadas em adquirir conhecimento, apoiar iniciativas e produzir conteúdo nesse campo. “Mais do que promover atividades de entretenimento para todas as faixas etárias, nosso maior desejo é disseminar conhecimento, acolher e abrir portas para quem está começando no universo da fotografia analógica, oferecer espaço para fotógrafos mostrarem seus trabalhos para o público e gerar boas conexões”, ressalta ela.

O 2º Festival Carioca de Fotografia Analógica tem atividades entre 11h e 19h30, nos dias 9 e 10 de dezembro.

Serviço:
2º Festival Carioca de Fotografia Analógica
9 e 10 de dezembro de 2023
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo, Rio de Janeiro 
Gratuito 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAM-Rio recebe 2ª edição do Festival Carioca de Fotografia Analógica no fim de semana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAM-Rio recebe 2ª edição do Festival Carioca de Fotografia Analógica no fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui