Mamógrafo Móvel, do Governo do Estado, fez mais de 22.290 exames em 2023

Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade, foi o bairro da capital fluminense com o maior números de procedimentos realizados: 290 mamografias e 118 ultrassonografias, somente nos mês de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mamógrafo Móvel /Divulgação: SES-RJ

Em 2023, o Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), realizou 13.472 exames de mamografia e 8.818 de ultrassonografia em 23 municípios fluminenses, incluindo os bairros Bangu, Centro, Complexo do Alemão, Gardênia Azul, Manguinhos e Quintino – todos na capital fluminense. A Ilha do Governador, que também recebeu o equipamento, foi o bairro da capital fluminense com o maior números de procedimentos realizados: 290 mamografias e 118 ultrassonografias, somente nos mês de julho. A ação integra a estratégia do eixo móvel do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem cujo objetivo é viabilizar o diagnóstico precoce do câncer de mama na população fluminense.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que a iniciativa é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e o seu posterior tratamento com o maior índice de êxito possível.

“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres no Brasil e é a principal causa de morte entre as mulheres no país. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde tem trabalhado para ampliar cada vez mais o acesso ao diagnóstico precoce, que pode salvar milhares de vidas”, disse a secretária.

As pacientes agendadas na rede de saúde fluminense devem levar um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caso o tenham. A ultra e a mamografia somente são realizadas com pedido médico, independentemente da idade da paciente. Os resultados da primeira saem logo após o procedimento. Os laudos das mamografias, no entanto, são entregues em até 15 dias úteis na Secretaria de Saúde do município.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

As cidades atendidas são Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Itatiaia, Japeri, Magé, Maricá, Miguel Pereira, Nilópolis, Porciúncula, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São João de Meriti, Sapucaia, Saquarema, Silva Jardim, Três Rios, Valença e Vassouras.

Além do Mamógrafo Móvel, a SES-RJ conta com mamógrafos nas unidades: Rio Imagem Centro (3); Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth (1), em Saquarema; Hospital da Mulher Heloneida Studart (1), em São João de Meriti; e no Centro de Imagem da Baixada (2), em Nova Iguaçu.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mamógrafo Móvel, do Governo do Estado, fez mais de 22.290 exames em 2023

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui