Na manhã deste sábado (7/09), a Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi palco de um ato em defesa da liberdade de expressão. Manifestantes se reuniram em frente ao Posto 4 para protestar contra o que consideram ser uma série de decisões autoritárias do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco nas recentes restrições à plataforma X (antigo Twitter).
Organizada por lideranças como o Procurador Mariano, o ato foi impulsionado por um sentimento crescente de insatisfação com o que os participantes chamam de censura institucional. Entre as reivindicações está o impeachment de Moraes, apontado pelos manifestantes como um dos principais responsáveis pelo cerceamento de liberdades no Brasil.
O Procurador Mariano, uma das principais vozes do movimento, discursou durante o ato, criticando duramente o ministro do STF. “Não podemos mais admitir que Alexandre de Moraes viole a Constituição para emplacar a sua vontade de oprimir cidadãos e opositores políticos. Essa postura não honra a instituição STF que, por previsão constitucional, é a guardiã da Constituição e das leis do país“, afirmou, destacando seu compromisso com a defesa da liberdade.
A manifestação também contou com a presença de outras figuras públicas, incluindo a advogada do Partido Novo, Carol Sponza, que reforçou a importância do Senado Federal em pautar o impeachment de Moraes. Para ela, o bloqueio da rede social X é uma afronta ao direito fundamental da liberdade de expressão. “Estou aqui como cidadã para defender nossa liberdade. Um único ministro não pode calar a voz de 22 milhões de brasileiros. Cabe ao Senado assumir sua responsabilidade e pautar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Chega de censura! Não podemos tolerar um ditador”, ressaltou Carol Sponza
O evento faz parte de uma série de mobilizações que têm como objetivo pressionar as instituições a respeitarem os direitos constitucionais, especialmente a liberdade de expressão, e questionar a atuação do Supremo Tribunal Federal no cenário político atual.
O ministro Alexandre de Moraes NÃO DECIDIU BANIR O X DO BRASIL. Ele, apenas, foi sorteado para julgar esse caso. Poderia ter sido outro a decidir. E ele foi APOIADO , no seu entendimento da situação, TÃO ÓBVIA, PRÁ TODOS NÓS, BRASILEIROS, porém, nunca, para uma minoria de privilegiados egoístas que não deixam a justiça acontecer nesse país, a não ser nos seus casinhos particulares, para o que levantam, até, dinheiro prá comprá-la. Não queremos um Brasil respeitado? Então, por que não apoiamos as autoridades sérias que lutam para impor esse respeito pelo Brasil? ????? Não ficarão sem internet. Tudo se resolverá. Mas precisamos passar por esse momento, para chegar a uma condição melhor. É preciso que Elon Musk respeite nosso país e cumpra as regras que ele cumpre nos outros. Ñ entendem? Por que chamam de “liberdade de expressão” a liberdade de espalhar ódio, mentiras, perseguição, ameaça de morte…etc.? Vcs ñ tem, nem noção do que seja uma boa liderança, honesta, amiga, responsável, ao que parece. Vivemos um período horrível entre 2018 e 2022. Aquilo sim, é que é ditadura. Ditadura do ódio, do neo nazismo, das armas que pioraram a criminalidade, os assaltos nas ruas. E qdo o próprio povo ñ aguentava mais aquela maluquice, qual foi o destino dos seguidores do “líder Bolsonaro”? A Papuda. Pq, cadeia é, mesmo, lugar de criminosos. Só não é prá ele, né?? Grande líder. Muitos de seus seguidores estão condenados a anos de prisão. E, justamente. Fizeram por merecer. Mas, nem uma visita recebem, daquele que os conduziu a esse destino desgraçado. O que vcs desejam? Que ele continue a fazer vítimas infelizes, com sua conduta de louco desvairado? Onde está a ausência de amor pelo povo brasileiro? Nele ou em vcs que o defendem? Ou em ambos? Eu estou com o STF. Eu posso ñ ser ninguém, prá vcs. Posso ser uma gota d’água no oceano. Ñ importa. Eu sou filha de Deus. Eu sou Brasil. Quero o melhor para o meu povo. Ñ sou preciso de votos. Eu, apenas, voto. Não quero violência e, nem, morte , prá ninguém. Só queria que o Bolsonaro e seus seguidores deixassem o Lula governar em paz. O Lula quer para o povo, o que a gente quer tbm. Simples assim!
Esquerda tem como oposto a extrema direita, sempre! … Flopou?! Não seria melhor o brasileiro deixar de ser besta e utilizar o idioma pátrio? Ou seria coisa do Bolsonaro? … A realidade é que o brasileiro é digno de pena, o que torna esse país fadado ao fracasso … Ainda tem um que diz que só 22 milhões estão sem acesso ao X, como se todos os usuários fossem politiqueiros … Dá pena do futuro desse país, se é que há algum futuro ??
Deveria existir uma máquina do tempo pra levar essa raça pra idade média. E a Carol Esponja junto!
Também não tô achando bacana, essa exposição de atos de extrema direita! Além do que o STF está certo! Tem que bloquear mesmo, pro mundo ver que o Brasil tem regras e regras que têm de ser segundas, independente do dinheiro e de quem quer que seja. Disseram que o STF está censurando 22mi de brasileiros… Bom, então não são nem dez por cento da população. Ou o playboy acata às leis do país, ou vai vender twitter na casa do kralho!
Gostaria que o Diario noticiasse os atos de esquerda também e não só os de extrema direita.Fica parecendo que o site é um veículo parcial desta extrema direita reacionária.
Já não bastam as mídias compradas pela esquerda que mentem descaradamente na tentativa de nos fazer engolir suas opiniões tendenciosas?
Debora, a gente noticia, veja a série de entrevistas com os candidatos a vereador
Atos de esquerda e extrema direita? Débora, você acha que só existe esse tipo de política no Brasil? A extrema esquerda é muito mais perigosa com relação à democracia do que a extrema direita. A história do século XX mostra isso claramente. Se quer notícias sobre a esquerda, é só acessar os milhares de sites de notícias que mentem descaradamente a favor. Mas parece que “fake news” só acontece quando é favorável ao centro ou a direita.
Meia dúzia de lunático pingado…
O único chato é essa bad vibe desse povo em copacabana, pq não fazem esse circo no Leblon ou Ipanema? Affff…
Não se pode relaxar no feriado sem carro de som destilando palavras de ódio…
Como era de se esperar a manifestação flopou. Só compareceram alguns GADOS pingados.