O Rio de Janeiro já foi palco de diversas manifestações populares fundamentais para a história política brasileira, até mesmo por ter sido capital do país durante muito tempo. A Marcha dos Cem Mil, em 1968, e o Comício das Diretas Já, em 1984, são exemplos de uma trajetória de importantes mobilizações ocorridas em território carioca que remonta a fatos como a Revolta da Vacina, em 1904, e que mais recentemente assistiu aos protestos de junho de 2013.
O fato é que, sem desmerecer outras importantes cidades como São Paulo, Salvador, Brasília, entre outras, o Rio sempre se colocou como o principal epicentro das movimentações políticas que buscam vocalizar os sentimentos da população brasileira. Muitos dizem, por exemplo, que o Rio de Janeiro seria o termômetro político do Brasil, ou seja, observar o comportamento dos cariocas permitiria enxergar tendências que podem influenciar todo o país.
Nesse sentido, não podem os cariocas, agora, faltarem ao Brasil. Enquanto centenas de milhares de pessoas se reúnem na Avenida Paulista, em São Paulo, as manifestações contra Dilma Rousseff e o PT no Rio de Janeiro têm sido mais tímidas, embora significativas. Não há dúvida de que o sucesso da pressão popular vinda dos quatro cantos do país depende em certa medida da magnitude do protesto realizado no Rio e essa força depende da participação dos cariocas.
Portanto, temos, sim, que comparecer à manifestação do próximo domingo, 16 de agosto. Não se trata mais simplesmente de uma questão ideológica ou de preferências políticas. Se trata de a população convergir em um tema onde todos concordam: O Brasil não pode ser administrado com mentiras, incompetência, roubalheira e autoritarismo. Seja porque mentiu sobre as contas públicas, seja porque usou dinheiro roubado em sua campanha, seja porque estava envolvida em esquemas de corrupção, Dilma precisa sair do poder para que o país tenha alguma chance de vencer a instabilidade política, econômica, institucional e moral que vive atualmente.
Colocar o Brasil nos eixos é o desejo de todos. Dos cariocas também. Vamos estar então neste domingo na Praia de Copacabana, mais especificamente no Posto 5, às 11h da manhã. Nos vemos lá!