A manutenção anual do Sistema Guandu, inicialmente marcada para 7 de novembro, foi remarcada para o dia 26 de novembro após decisão do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA). A postergação ocorre devido a um reparo emergencial concluído nesta terça-feira (5/11) em uma elevatória de água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu.
Em reunião com a Cedae, concessionárias de distribuição de água, Agenersa e Instituto Rio Metrópole (IRM), foi acordado o adiamento para evitar que o abastecimento da população fosse impactado novamente após a recente intervenção de emergência.
O Sistema Guandu é fundamental para o abastecimento de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, localizada em Nova Iguaçu, é responsável por fornecer água potável para aproximadamente 9 milhões de pessoas, atendendo cerca de 80% da população dessa região.
O Sistema Guandu é responsável por abastecer grande parte da cidade do Rio de Janeiro, incluindo bairros das zonas Norte, Sul, Oeste e o Centro. Embora não haja uma lista oficial detalhada de todos os bairros atendidos, sabe-se que áreas como Bangu, Campo Grande, Realengo, Santa Cruz, Sepetiba, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Tijuca, Copacabana, Ipanema, Leblon e o Centro estão entre as regiões que recebem água do Sistema Guandu. Além disso, municípios da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, também são abastecidos por esse sistema