A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) adiou a manutenção preventiva do Sistema Guandu devido à previsão de temperaturas elevadas no Estado do Rio Janeiro. Inicialmente programada para quinta-feira (16/11) e sexta-feira (17/11), a nova data será decidida durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (13/11).
A decisão de adiar a manutenção se deu por conta do intenso calor que acomete a capital fluminense, que registrou, no último domingo (12/11), máxima de 40,4ºC às 14h, na estação da Vila Militar do Inmet, na Zona Oeste do Rio. A CEDAE optou por não desligar o sistema e interromper o fornecimento de água aos clientes devido a essas condições climáticas.
Essa manutenção é parte da preparação da CEDAE para o verão e será realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e nos subsistemas de Marapicu e Lameirão, que são fundamentais para o abastecimento de milhões de cariocas e fluminenses.
Para além da cidade do Rio de Janeiro, a manutenção exigirá a interrupção no fornecimento de água nas cidades de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
A companhia aconselha os moradores a reservar água para o período e adiar atividades não essenciais que demandem um grande consumo.
E após a conclusão do procedimento, a distribuição de água nas áreas afetadas será de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com suas respectivas áreas de atuação.