A Fundação Rio-Águas criou o aplicativo “Rede de Drenagem” para que qualquer pessoa possa ter acesso aos mapas das galerias pluviais da cidade. Com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP), o mapeamento das redes subterrâneas do Rio tornou-se público pelo Portal Data.Rio. Agora, com um clique em um endereço, o cidadão pode acessar as informações básicas das galerias pluviais cadastradas naquele local, por meio de um mapa georreferenciado.
O cadastro das redes já conta com mais de 1.400 km de galerias pluviais cadastradas e está em atualização. O aplicativo pode ser acessado pelo link ou pela busca no site Data.Rio.
“Essa é a primeira vez que a Fundação Rio-Águas disponibiliza seu acervo de cadastro de redes de drenagem da cidade para todos por meio de um mapa georreferenciado. Antes, para acessar essas informações, engenheiros, projetistas, cidadãos e estudantes tinham que vir até a Rio-Águas solicitar a consulta ao arquivo técnico. Agora, as informações estão na palma da mão, podem ser acessadas pelo celular no Data.Rio e a atualização dos cadastros está avançando”, explica o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Este aplicativo foi criado no ambiente integrado do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB) e é alimentado por técnicos da prefeitura e por concessionárias. “A participação dos órgãos no SIURB é vital para a transversalidade das informações na Prefeitura melhorando as políticas públicas. A Rio-Águas dá um salto de qualidade ao acesso à informação com esse trabalho publicado no Data.Rio”, ressalta Carlos Krykhtine, Presidente do IPP.