MAR debate ataques às expressões artísticas no Brasil

O debate, que tem o nome de “A peça que não pode ser feita”, faz parte da programação da 30ª edição do Festival Panorama, um dos mais importantes festivais de dança, performance e artes corporais do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As ameaças à liberdade de expressão nas criações artísticas serão tema de um debate a ser realizado nesta sexta-feira, 13/1, no Museu de Arte do Rio (MAR), a partir das 14h. O debate, que tem o nome de “A peça que não pode ser feita”, faz parte da programação da 30ª edição do Festival Panorama, um dos mais importantes festivais de dança, performance e artes corporais do país.

A moderação do debate será feita por Luciano Cerqueira, do grupo Mobile e da Samambaia Filantropias, apoiadora do evento. Farão exposições e debaterão Luiz de Abreu (coreógrafo e pesquisador); Calixto Neto (bailarino e coreógrafo); Pedro Kosovski (autor e diretor) e Samara Castro (advogada, representando a OAB RJ).

A idealização do debate foi feita pelo Festival Panorama com o grupo Mobile (Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística), que é uma rede de entidades que atuam na defesa e promoção da liberdade de expressão artística e cultural no Brasil.

O movimento surgiu como uma reação ao quadro de censura e autoritarismo contra o setor cultural brasileiro, situação agudizada durante o governo Bolsonaro. Para o grupo, a repressão cultural afronta os princípios democráticos e o Estado de Direito.

Advertisement

O nome “A peça que não pode ser feita” remete a agosto de 2019, quando o espetáculo “Caranguejo overdrive”, de autoria de Pedro Kosovski, foi proibido de se apresentar no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio. A então direção da instituição culpou os “posicionamentos político-partidários, com citação a nomes de personalidades políticas” do governo e da oposição, acrescentados no texto pelo autor.

Na época, houve grande reação do meio artístico e da sociedade, denunciando a censura, e foi aberta uma investigação por meio do Ministério Público.

Pedro Kosovski vai lembrar dessa história e falar das consequências da censura, durante o debate, que conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoios do Consulado da França e do Instituto Goethe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAR debate ataques às expressões artísticas no Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAR debate ataques às expressões artísticas no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui