MAR inaugura exposição ‘Abolicionistas Brasileiras’ em comemoração aos seus 11 Anos

Em celebração ao seu aniversário, o MAR oferecerá entrada gratuita para todas as suas mostras durante o dia da inauguração

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Neste sábado (09/03), o Museu de Arte do Rio (MAR) abre as portas para a aguardada exposição “Abolicionistas Brasileiras”, com curadoria de Ana Carla Soler. Em celebração ao seu aniversário de 11 anos, o MAR oferecerá entrada gratuita para todas as suas mostras durante o dia da inauguração.

A exposição, realizada em parceria com o Instituto Artistas Latinas, ocupa a biblioteca do MAR e apresenta uma série de trabalhos inspirados nas histórias de mulheres que desempenharam papéis fundamentais na luta contra a escravização no Brasil. O projeto, desenvolvido desde 2023, incluiu o mapeamento de personagens históricas, pesquisas detalhadas e o acompanhamento das artistas na criação das obras.

“Abolicionistas Brasileiras” destaca o protagonismo feminino negro durante esse período crucial da história brasileira. Personalidades como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima são representadas pelas artistas Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio.

“A exposição surge como mais uma tentativa de reintegrar o legado dessas mulheres que estiveram à frente das articulações para a abolição da escravatura no Brasil. Trazer esse trabalho para o público no Museu de Arte do Rio é uma forma de impactar a vida de muitas pessoas”, comentou a curadora Ana Carla Soler.

Advertisement

Além de proporcionar uma reflexão sobre o passado, a mostra também faz parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que promove a inserção de artistas mulheres emergentes no cenário artístico latino-americano.

A exposição estará em cartaz até 30 de junho, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história e na arte produzida por mulheres que lutaram por um Brasil mais justo e igualitário.

O MAR, mantido com recursos próprios da Prefeitura do Rio e com o apoio de diversos parceiros, reforça seu compromisso com a cultura como vetor de inclusão e transformação social. Para mais informações, acesse o site.

Serviço:

Exposição: Abolicionistas Brasileiras
Abertura: sábado (9/3), às 11h – museu com entrada gratuita para todas as mostras
Encerramento da mostra: 30 de junho de 2024
Local: Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro – RJ
Visitação gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAR inaugura exposição ‘Abolicionistas Brasileiras’ em comemoração aos seus 11 Anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 MAR inaugura exposição ‘Abolicionistas Brasileiras’ em comemoração aos seus 11 Anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui