Extremamente identificado com o PSOL, o deputado federal Marcelo Freixo pode estar indo para o PDT. De acordo com informações obtidas pelo DIÁRIO DO RIO, a possível chegada de Freixo ao partido trabalhista tem o pleno apoio de figuras influentes dentro da legenda.
Entre as figuras influentes estão deputados, como Chico D’Angelo, parte da juventude do partido (cada vez mais atuante nas redes sociais) e Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT e amigo de Marcelo Freixo.
O PDT teria oferecido a Marcelo Freixo a chance de se candidatar a governador do Rio de Janeiro nas eleições do ano que vem. No entanto, Carlos Lupi, presidente do partido, quer a filiação imediata de Freixo. Caso isso aconteça, o PSOL poderia pedir o mandato do deputado. A legislação atual diz que o mandato é também do partido, e ao trocar de legenda, o parlamentar pode ficar sem o cargo.
Seguindo as regras eleitorais, seis meses antes das eleições, durante a janela partidária, portanto, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato.