O candidato à Prefeitura do Rio, o deputado federal Marcelo Queiroz, realizou uma caminhada na manhã desta terça-feira (24/9) pelas ruas de Bangu, um dos bairros mais populosos da Zona Oeste do Rio. Durante o evento, o candidato anunciou a criação da Floresta da Zona Oeste, um projeto que será implementado em sua gestão com o objetivo de aumentar as áreas verdes da região. Segundo Marcelo, a medida é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas, como ondas de calor e tempestades intensas.
“A Zona Oeste é a região que concentra o maior número de cariocas e precisa urgentemente de uma atenção real, e não apenas de promessas. Vamos enfrentar, junto com os moradores, os desafios das mudanças climáticas, plantando a Floresta da Zona Oeste e cobrando da concessionária de saneamento serviços de qualidade, que realmente ofereçam saúde e dignidade a quem vive aqui”, afirmou o candidato Marcelo Queiroz.
O deputado também relembrou sua atuação como secretário de Meio Ambiente, quando cumpriu a promessa de plantar a Floresta dos Atletas, um legado dos Jogos Olímpicos de 2016, que recebeu 13.725 mudas de 207 espécies nativas da Mata Atlântica.
“Cumpri uma promessa feita durante a Olimpíada de 2016. O aumento das áreas verdes no Rio é urgente, especialmente na Zona Oeste, para ajudar a reduzir a temperatura e melhorar as condições climáticas da cidade”, explicou Queiroz.
Centro de Diagnóstico por Imagem para a Zona Oeste
Além do projeto de reflorestamento, Marcelo Queiroz anunciou a criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem na Zona Oeste. O objetivo do centro é reduzir o tempo de espera por exames no Sistema de Regulação da Saúde (SisReg), melhorando o acesso da população aos serviços de saúde.
“Não é admissível que o Rio de Janeiro tenha avançado na Atenção Primária, mas o gargalo nos serviços especializados continue travando o acesso à saúde. As pessoas estão cansadas de promessas e brigas políticas. Vamos mudar isso!”, garantiu o candidato.
Marcelo também afirmou que, além dos projetos ambientais e de saúde, sua gestão dará início à construção de creches municipais na Zona Oeste, visando zerar a fila de espera pelo serviço, que atualmente conta com mais de 13 mil crianças no município.
Com essas propostas, Marcelo Queiroz busca não apenas melhorar a infraestrutura urbana e os serviços públicos da Zona Oeste, mas também combater as desigualdades regionais e promover qualidade de vida para seus moradores.