O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz, apresentou nesta terça-feira (17/09) seu plano de revitalização da Avenida Brasil, destacando a transformação da via expressa em um símbolo do novo desenvolvimento econômico da cidade. Durante uma caminhada pelas ruas da Penha, acompanhado de sua candidata a vice-prefeita, Teresa Bergher, Queiroz explicou que a proposta inclui a criação de polos de comércio e serviços em várias regiões da cidade, começando pelo resgate do Mercado São Sebastião, que atualmente opera com apenas 30% de sua capacidade.
“A revitalização desse mercado trará uma oportunidade incrível de crescimento para a Penha e para toda a Zona Norte, gerando emprego e renda para a população local, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Avenida Brasil precisa recuperar sua importância econômica, que nunca deveria ter sido perdida”, afirmou Queiroz.
O plano prevê, além do comércio atacadista, a inclusão de iniciativas ligadas à economia criativa e solidária no Mercado São Sebastião, promovendo ações sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A ideia é transformar o espaço em uma referência, inclusive com o fortalecimento da Economia Sobre Rodas, envolvendo food trucks e lojas de comida de rua.
“Vamos tirar do papel propostas antigas, como a criação de um grande espaço dedicado à gastronomia, que incluirá food trucks e as comidas de rua que o carioca tanto ama. Nosso compromisso é diversificar as atividades econômicas e levar oportunidades de emprego para mais perto das pessoas”, acrescentou o candidato.
Propostas para a Saúde
Além do foco no desenvolvimento econômico, Marcelo Queiroz também anunciou propostas para melhorar o acesso à Saúde na Zona Norte, com a criação de cinco clínicas especializadas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
“O Rio precisa de centros de atendimento especializado para reduzir as filas de espera. Vamos implementar o serviço de telemedicina para agilizar as consultas e garantir que a população tenha acesso rápido aos cuidados médicos necessários. O Rio precisa avançar, e nossa candidatura oferece o caminho para essa mudança”, declarou Queiroz.