O deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) foi eleito nesta quarta-feira (15/03) presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Ele substitui a ex-deputada Professora Rosa Neide (MT). A informação foi divulgada pela Agência Câmara de Notícias.
Eleito para o primeiro mandato como deputado federal, Queiroz já atuou como deputado estadual e vereador, respectivamente, no estado e na cidade do Rio de Janeiro. Com formação em Direito e mestrado em Economia, foi ainda secretário municipal de Meio Ambiente e secretário estadual de Agricultura.
“É um orgulho muito grande chegar à Câmara e já estar aqui agora presidindo uma comissão que faz parte da minha vida. Eu vim do movimento estudantil, fui presidente do diretório da PUC de estudantes, participei de todos os movimentos culturais no Rio de Janeiro e sei que uma comissão como essa não se restringe ao nosso estado e que a tarefa aqui não é simples, uma vez que, quando você vive em um país federativo, existem muitas diferenças ideológicas e culturais. O grande desafio aqui é exatamente respeitar essas diferenças”, disse Queiroz já como presidente do colegiado.
A Comissão de Cultura da Câmara analisa proposições relacionadas ao patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; sobre o direito de imprensa e de expressão da atividade intelectual, artística, científica; e sobre espetáculos públicos, datas comemorativas e homenagens cívicas; entre outros assuntos.