O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz, assumiu um compromisso público nesta quarta-feira (25/9) de combater a intolerância e os crimes de ódio relacionados à diversidade religiosa, de gênero e de raça. Durante o evento, acompanhado por sua candidata a vice-prefeita, Teresa Bergher, Queiroz anunciou a criação de uma coordenadoria especial de combate às intolerâncias e fobias sociais, que contará com especialistas no assunto e será livre de interferência política.
“Não há justificativa para que uma cidade cosmopolita como o Rio ainda enfrente situações de desrespeito e incompreensão. Todos fazemos parte de uma única comunidade,” afirmou Queiroz. Ele destacou o papel essencial da Guarda Municipal nas ações educativas e nas intervenções em casos de delitos motivados por ódio e preconceito, atuando em parceria com o programa estadual Segurança Presente. “O Rio não tem espaço para o ódio. Precisamos promover a integridade e a interação social com ações educativas nas escolas, praças e reuniões religiosas,” acrescentou o candidato.
Compromisso reafirmado no Monumento Memorial às Vítimas do Holocausto
O anúncio foi feito durante uma visita ao Monumento Memorial às Vítimas do Holocausto, no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo. O local, criado para preservar a memória das vítimas do genocídio nazista, homenageia judeus, negros, pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIAP+, Testemunhas de Jeová, maçons e outros grupos perseguidos. O monumento, composto por blocos que simbolizam os Dez Mandamentos, foi o cenário escolhido por Queiroz e Teresa para reafirmar que a intolerância será combatida firmemente.
“Teresa é judia e eu, cristão. Estamos juntos neste espaço, que ela ajudou a erguer, de frente para o Cristo Redentor, como prova de que podemos ser uma sociedade justa e unida,” destacou Marcelo Queiroz, que também prometeu que 50% dos cargos estratégicos de sua gestão serão ocupados por mulheres. Além disso, ele se comprometeu a reativar a comissão de fiscalização das cotas e a trabalhar pela igualdade.
Parcerias e novos monumentos
Marcelo Queiroz ainda lembrou que o Memorial às Vítimas do Holocausto foi construído com recursos da iniciativa privada, em parceria com a Prefeitura do Rio. Segundo o candidato, esse modelo de cooperação será replicado para a construção de novos monumentos, reafirmando o compromisso de sua gestão com a preservação da memória e a promoção da justiça social.
A proposta de Queiroz para combater a intolerância se baseia em ações concretas que fogem dos extremos ideológicos, com foco em construir uma sociedade mais inclusiva e equilibrada.