Marcelo Queiroz, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Progessistas, anunciou na manhã desta quinta-feira (29/08) que seu primeiro decreto como prefeito será destinado à recomposição salarial dos servidores municipais. A medida visa recuperar o poder de compra perdido nos últimos anos, garantindo que os salários dos funcionários públicos acompanhem a realidade econômica do país, sem violar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Os servidores são o coração da cidade, responsáveis pelos serviços públicos e pelo atendimento ao cidadão. Nos últimos anos, não foram valorizados e muitos ainda não têm um Plano de Cargos e Salários. Se o atual prefeito cuidasse da equipe, esse ajuste já poderia ter sido feito,” afirmou Queiroz, que já tem o decreto preparado para assinatura.
Além da recomposição salarial, Queiroz destacou a situação de superendividamento enfrentada por muitos servidores. Segundo o candidato, até 90% dos salários podem estar comprometidos com créditos consignados, uma realidade agravada pela falta de reajustes que acompanhem a inflação.
Após o anúncio, Queiroz seguiu em caminhada com apoiadores da Praça Roberto Campos, no Estácio, até a Praça Saens Pena, na Tijuca.