Marcha Trans e Travesti volta ao Centro do Rio depois de quase 30 anos

Ato em defesa dos direitos e visibilidade da população LGBTI+ acontece no próxima sexta-feira (25/11)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcha Trans e Travesti - Caio Rodrigo / Divulgação

As ruas do Centro do Rio voltarão a ser ocupadas pela Marcha Trans e Travesti após 27 anos sem a realização do evento. O tema desta edição que marca o retorno do desfile será “Transcendendo a política”. A concentração do ato, que acontece na próxima sexta-feira (25/11), começará às 14h na Candelária e, às 16h terá início a caminhada rumo à Cinelândia.

Na chegada do público, haverão apresentações culturais e falas políticas. Já na Cinelândia terão tendas fixas com parceiros da marcha.

grupo Pela Vidda RJ levará testes rápidos de HIV e distribuirá autotestes. Além de promover ações educativas sobre HIV/Aids. Já a Defensoria Pública do Estado oferecerá orientações jurídicas específicas para a população trans e fará o processo de requalificação civil gratuitamente.

O evento está sendo realizado pelo braço carioca do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras (Fonatrans RJ) e coordenado pelo ativista e consultor de Diversidade e Inclusão, Gab Van, em parceria com organizações referências do movimento, como Fonatrans nacional, Fórum TT, Casa Nem, Liga Transmasculina João W. Nery, ANTRA, entre outros.

Advertisement

Em 1993 aconteceu a Marcha pela Diversidade Sexual, precursora das manifestações em favor das pautas da população LGBTI+ por direitos e visibilidade. Idealizada e impulsionada por mulheres trans e travestis, a passeata mudou de nome em 1994, passando a ser chamada de Marcha das Travestis.

Nessa época o termo travesti era a forma que se apresentavam aquelas que estavam politicamente organizadas dentro do movimento social. Com o passar dos anos entendeu-se que era necessário incluir outras identidades da comunidade T na luta que, apesar do não protagonismo, estavam nas ruas em resistência. Para além das travestis, entraram homens e mulheres trans, pessoas intersexos e não-binárias.

Serviço

  • Marcha Trans/Travesti Rio de Janeiro
  • Tema: Transcendendo a Política
  • Trajeto: Concentração na Candelária, subir toda Avenida Rio Branco, até a Cinelândia.
  • Horário: 14h às 20h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marcha Trans e Travesti volta ao Centro do Rio depois de quase 30 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui