Pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), encomendada pela Rádio Tupi, revela Márcio Canella (União) como favorito na disputa pela Prefeitura de Belford Roxo, com 52% das intenções de voto. O levantamento foi realizado entre 23 e 25 de setembro de 2024.
Além da liderança de Canella, o estudo aponta Matheus do Waguinho (Republicanos) com 27% das intenções de voto. Outros candidatos, como Marquinho da Farmácia (MDB) e Vinicius Cranio (PSOL), obtêm 3% e 2%, respectivamente, enquanto Assis Freitas (PSB) aparece com 1%. O percentual de eleitores que afirmam que votarão em branco ou anularão o voto chega a 9%, e 7% ainda estão indecisos.
- Márcio Canella (União): 52%
- Matheus do Waguinho (Republicanos): 27%
- Marquinho da Farmácia (MDB): 3%
- Vinicius Cranio (PSOL): 2%
- Assis Freitas (PSB): 1%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 7%
Segundo o Ipec, 77% dos eleitores já definiram sua escolha, enquanto 21% ainda podem mudar de opinião antes da eleição.
Com uma vantagem significativa sobre o segundo colocado, Matheus do Waguinho, a possibilidade de Márcio Canella vencer no primeiro turno é alta.
Intenção de voto espontânea
Na intenção de voto espontânea — quando os eleitores respondem sem a apresentação dos nomes dos candidatos — Canella também lidera com 43%, seguido por Matheus do Waguinho, que tem 23%. Outros candidatos aparecem com percentuais menores, enquanto 13% indicam que votarão em branco ou nulo, e 17% preferem não opinar.
Rejeição dos candidatos
Quando se trata de rejeição, Matheus do Waguinho é o mais rejeitado, com 35% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Márcio Canella possui 20% de rejeição, enquanto Vinicius Cranio, Assis Freitas, e Marquinho da Farmácia apresentam índices de 16%, 15% e 13%, respectivamente.
Expectativa de vitória
Independentemente da intenção de voto, 56% dos eleitores acreditam que Márcio Canella será o próximo prefeito de Belford Roxo. Já Matheus do Waguinho é mencionado por 29% dos eleitores como possível vencedor, enquanto os demais candidatos não ultrapassam 1% na expectativa de vitória.
Avaliação da administração atual
O levantamento também avaliou a gestão atual do prefeito Waguinho Carneiro. Dos entrevistados, 36% consideram a administração “ótima ou boa”, 32% a avaliam como “regular”, e 28% a classificam como “ruim ou péssima”. A aprovação e desaprovação da gestão são quase equilibradas, com 45% de aprovação e 44% de desaprovação.
Principais problemas enfrentados pela população
Os moradores de Belford Roxo apontam a saúde como a principal preocupação, com 60% citando essa área como crítica. Outras preocupações incluem a segurança pública (47%) e a educação (37%). Questões relacionadas à limpeza pública (24%), geração de empregos (17%) e a rede de esgoto (17%) também foram mencionadas.
A pesquisa foi realizada com 600 eleitores de Belford Roxo, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RJ-06914/2024.
O prefeito que trouxer Belford Roxo pro século 21 pode ser o futuro presidente. Um case de sucesso!
Belford Roxo tem problemas feudais. Um cidade sem o básico, do básico, do básico…Sem esperança.
Olhando os principais candidatos a eleição, percebe-se que os problemas se perpetuarão.
São os candidatos do poder paralelo.