Marco do Brasil Colônia, Niterói se prepara para transformar a Ilha da Boa Viagem no 1º ‘museu ilha’ do país

Tombado pelo Iphan, o local teve sua capela, fortim e casarão recuperados pela prefeitura, em obras de um ano e meio, custando R$ 5,5 milhões. O público poderá mergulhar na história do local e da Baía de Guanabara de maneira interativa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Niterói planeja transformar a Ilha da Boa Viagem, uma das principais atrações turísticas, no primeiro museu ilha do Brasil. Com agendamento de visitas realizado pelo site, a ilha recebeu 2,4 mil visitantes, desde a sua reabertura em setembro. Tombado pelo Iphan, o local foi marco do Brasil Colônia e teve sua capela, fortim e casarão recuperados pela prefeitura, em obras de um ano e meio, custando R$ 5,5 milhões.

A Prefeitura do município pretende alavancar o turismo com a inauguração do museu interativo, permitindo aos visitantes mergulharem na história da Ilha e da Baía de Guanabara. O projeto quer atrair turistas, juntamente com o lançamento do Observatório de Turismo, que começará a operar em janeiro no Centro de Atendimento ao Turista do Caminho Niemeyer. Em parceria com a UFF, utilizará novas tecnologias para atualizar o inventário turístico do município, visando orientar políticas públicas e investimentos privados.

img 2927 1 Marco do Brasil Colônia, Niterói se prepara para transformar a Ilha da Boa Viagem no 1º ‘museu ilha’ do país
Ilha da Boa Viagem – Foto: Divulgação

André Bento, presidente da Neltur, destaca a importância do turismo para a economia de Niterói: “A taxa de ocupação nos meios de hospedagem, ao longo de todo o ano, gira em torno de 70%. Os principais atrativos turísticos são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com uma média de 160 mil visitantes por ano; a Fortaleza de Santa Cruz, com 50 mil; e o Parque da Cidade, com cerca de 300 mil”

O Mercado Municipal de Niterói, inaugurado em julho, também foi um atrativo importante da cidade, recebendo 500 mil pessoas no primeiro mês de funcionamento. O objetivo é ocupar os 170 estabelecimentos do mercado em 2024, incluindo um Centro de Atendimento ao Turista.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Bento ressalta a ênfase em manter turistas por mais tempo na cidade, promovendo o ecoturismo com mais de 40 trilhas catalogadas e investimentos em parques.

Destacam-se na cidade, a inauguração da primeira parte do Parque Orla de Piratininga e a criação do Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba, complementando o circuito de visita dos fortes. O Parque da Cidade, famoso pelos voos de asa delta, também passa por reestruturação, recebendo investimentos para trilhas, incluindo a considerada a melhor do Rio de Janeiro, a Trilha do Down Hill.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marco do Brasil Colônia, Niterói se prepara para transformar a Ilha da Boa Viagem no 1º ‘museu ilha’ do país

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Marco do Brasil Colônia, Niterói se prepara para transformar a Ilha da Boa Viagem no 1º ‘museu ilha’ do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui