A Marcopolo informou nesta semana que vendeu o imóvel onde estava localizada a planta da Ciferal Indústria de Ônibus Ltda., a Marcopolo Rio. O complexo está situado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e estava em inatividade desde outubro de 2020.
Em nota, a Marcopolo informou que “a venda do imóvel faz parte do projeto de otimização e adequação da capacidade fabril da Companhia, com a concentração das operações brasileiras em um menor número de fábricas e que vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência nas plantas remanescentes”.
O valor da transação não foi divulgado pela empresa. A venda foi informada por meio de um fato relevante. (Veja abaixo).
A Marcopolo é uma empresa fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A companhia é responsável por quase metade da produção nacional, sendo a maior encarroçadora da América Latina e uma das maiores do mundo.
O historiador, professor e morador de Duque de Caxias, Marroni Alves, acredita que a saída da Marcopolo vai gerar um enorme prejuízo para quem vive nas adjacências.
“A maioria dos trabalhadores, são moradores do entorno da fábrica no distrito de Xerém, e é uma pena observar que não houve nenhuma tentativa do município em oferecer incentivos fiscais para segurar a empresa por mais alguns tempo na cidade. Serão mais centenas de trabalhadores na fila do desemprego do país“, destaca.