Dr. Marcos Paulo: Animais e pessoas em situação de rua juntos, antes tarde do que nunca!

'A cidade do Rio de Janeiro é o principal cartão-postal do Brasil. É muito triste ver que as belas imagens de campanhas institucionais da cidade, como as vinculadas para a reunião do G20, não retratam a realidade enfrentada no dia a dia dos cariocas e moradores'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A cidade do Rio de Janeiro é o principal cartão-postal do Brasil. É muito triste ver que as belas imagens de campanhas institucionais da cidade, como as vinculadas para a reunião do G20, não retratam a realidade enfrentada no dia a dia dos cariocas e moradores.

Como esquecer que em 2019, a Prefeitura do Rio estava jogando no lixo roupas, objetos pessoais, documentos e até mesmo a comida de moradores em situação de rua na cidade? E nem a ração dos animais que viviam com essas pessoas escapou de ser descartada.

Sempre lutei contra essa crueldade desde o nosso primeiro mandato, cobrando que os órgãos públicos tratassem com dignidade as pessoas em situação de rua. Durante a pandemia, realizamos inúmeras visitas aos abrigos públicos para garantir também que eles tivessem as condições de assistência à saúde para prevenir a Covid.

Foi nessa época, sempre com olhar também voltado para a causa animal, que constatamos mais uma vez como os animais são um importante elo para garantir a segurança emocional de quem vive em situação de rua. Presenciamos pessoas que se recusaram a ir para os abrigos por não poderem levar o seu animal. Ou, que tinham que abandonar os seus bichinhos nas ruas e ambos ficavam claramente abalados e sofriam muito psicologicamente.

Advertisement

Uma enorme crueldade com os animais e com as pessoas, que muitas das vezes têm em um animal a sua única família. Com isso, meu mandato criou um projeto de lei para impedir a separação das pessoas dos seus animais e batalhou duro para que ele fosse aprovado na Câmara de Vereadores do Rio.

Em 2021, esse nosso projeto virou a Lei nº 6.963/2021, de minha autoria, que prevê o acolhimento conjunto da pessoa em situação de rua e do seu animal, em abrigos públicos, emergenciais, casas de passagem e centro de serviços para essa população. Antes tarde do nunca, a Prefeitura do Rio lançou no final de 2023 o programa “Seguir em Frente”, iniciativa que propõe medidas de acolhimento, assistência social e saúde para a população em situação de rua. O programa colocou em prática a nossa lei, permitindo que os animais acompanhem os seus tutores nas duas unidades, o PAR Carioca, no Centro, e o PAR Sonho Meu, em Cascadura.

Aproveitei o recesso parlamentar para conferir in loco. Em Cascadura, fui recebido pela diretora da unidade, Vanessa Thomé, que me apresentou a estrutura do local, explicou como os atualmente 500 pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e tem garantidos três refeições diárias. Tive oportunidade também de conversar e conhecer um pouco da história dos tutores dos dez cãezinhos que residem na unidade.

Retornei das duas unidades com o sentimento de alívio de saber que apesar das inúmeras melhorias que o programa ainda deve realizar para garantir mais eficácia no serviço, já é o primeiro passo. E que mais cadelinhas como a Alcione, simpática vira-lata, possam ajudar os seus tutores a terem segurança emocional e alegria para seguir em frente e lutarem por um futuro melhor.

Dr. Marco Paulo é vereador eleito pelo PSOL-RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dr. Marcos Paulo: Animais e pessoas em situação de rua juntos, antes tarde do que nunca!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Misericórdia!!
    Sobre cães. Gostaria de saber quando que a lei da focinheira será cumprida, inclusive por moradores de rua.
    Aliás, por que não torna como na Espanha obrigatório além de vacinações também possuir seguro de acidentes por animal?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui