Maria da Penha Virtual registra mais de 300 ocorrências somente em fevereiro

Desde o seu lançamento, o Maria da Penha Virtual já recebeu mais de 3.200 denúncias provenientes de todo o Estado do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em funcionamento desde 2020, o aplicativo Maria da Penha Virtual tem ajudado a muitas mulheres a se livrarem de formas variadas de violência doméstica. Somente em fevereiro, 356 mulheres utilizaram o app, contra menos da metade registrado no mesmo mês de 2022. Segundo a polícia, a cada duas horas uma vítima registra um caso de violência na plataforma, que teve o apoio do Inova UFRJ.

O aplicativo, que não precisa ser baixado, está disponível para qualquer dispositivo conectado à internet, para que as mulheres solicitem medidas protetivas com urgência. A eficiência é um dos grandes trunfos do programa. Graças a um convênio com o Tribunal de Justiça, a petição, que é automaticamente enviada para um juiz, deve ser analisada por juiz em, até 48h. Com isso, pode-se evitar desfechos dramáticos ou, até mesmo, trágicos.

Desde o seu lançamento, o Maria da Penha Virtual já recebeu mais de 3.200 denúncias provenientes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Entre as queixas registradas, 60% estavam relacionadas a lesões corporais, com violência psicológica ocupando a segunda posição.

O bairro de Bangu, na Zona Oeste, e região adjacentes foram os líderes de registros de ocorrências, em fevereiro deste ano, com 43 casos. Em seguida vem a área da Leopoldina, com 39 ocorrências.

Advertisement

O aplicativo foi desenvolvido para resguardar a segurança da vítima, uma vez que ela pode apagar o histórico de navegação sem deixar informações no aparelho. O app, que foi elaborado com linguagem simples, também permite o acesso de deficientes visuais.

No ato do registro de uma ocorrência, a mulher deve preencher um formulário no qual deve relatar os atos de violência, além de fornecer o nome do agressor.

As informações são da Veja Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maria da Penha Virtual registra mais de 300 ocorrências somente em fevereiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui