Maria Luiza Nobre: Harpas deixam o Rio para concertos na Europa

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala da agenda de música clássica no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de LORENZO MASCARO FLORIT: https://www.pexels.com/pt-br/foto/preto-e-branco-p-b-musica-classica-musica-erudita-10654676/

SUPER MASTERCLASS 
Uma ótima oportunidade para conhecer e ouvir os ensinamentos do pianista David Gowland. Ele é um dos maiores profissionais de formação de jovens talentos para ópera e diretor artístico do famoso Jette Parker Young Artist Programme desde 2002, e  está associado ao Programa de Jovens Artistas da Royal Opera House em Londres. O renomado professor está no Brasil, exatamente no Rio de Janeiro, para ministrar três dias de masterclasses gratuitas para cantores líricos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Mário Tavares e serão selecionados apenas oito cantores entre 18 e 40 anos. Assistir os encontros já é um grande programa. Não percam.
O horário dos três dias será de 10h30 até às 20h,com pequenos intervalos ao longo do dia.

Masterclass com David Gowland

Dias 1, 2 e 3 de agosto entre 10h30 e 20h – com intervalos
Sala Mário Tavares – Anexo ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro
Entrada Franca
 RIOHARPFESTIVAL

Depois do êxito em Brasilia e São Paulo em junho, e no Rio de Janeiro durante todo o mês de julho, termina hoje o RioHarpFestival, a sua etapa brasileira. Prossegue na sua versão européia de julho a setembro com concertos em dez cidades de sete países do continente, entre França, Itália, Croacia, Espanha, Portugal, Belgica e Austria.
O saldo do grande evento que coloca o Rio de Janeiro como a capital da harpa no mundo, durante todo o mês de julho, impressiona quando teve um público presencial superior a 20.000 pessoas multiplicado muitas vezes pela transmissão online de todos os quase 100 concertos. Participaram harpistas de 23 países tocando as cordas das harpas mais diversas possíveis como a harpa clássica de concerto, a céltica, irlandesa, paraguaia, elétrica, a africana kora, a japonesa koto, a chinesa, indiana e todos os sons possíveis passando por um repertório exclusivo desde a música antiga, do barroco ao heavy metal, passando pelo jazz, samba, chorinho, blues, tango, fado, rock, bossa nova e não esquecendo as gaitas de foles. Podemos dizer que o RioHarpFestival salvou o Rio de Janeiro com tanta agitação com sua música na cidade. A coluna dá os parabéns ao criador do festival,&nb sp;Sergio da Costa e Silva e fica na torcida do próximo evento em 2024.

Advertisement

Concerto de encerramento do RioHarpFestival
Hoje
12h30 – Kobie du Plessis, harpa – Africa do Sul

15h – Duo
Vanja Ferreira, harpa – Brasil
Helder Teixeira – flauta – Brasil

Centro Cultural Banco do Brasll
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Entrada Franca

CARMEN
Terminou ontem a temporada da ópera Carmen de Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com êxito total de público, com casa lotada em todas as récitas. Grandes solistas, orquestra e coro são os corpos estáveis da casa que brilham em seu palco em grande estilo. A coluna dá os aplausos ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro envolvendo seu diretor artístico Eric Herrero.

SÁBADOS E DOMINGOS
Um programa excelente é assistir a Missa Especial com Música Clássica, aos sábados e domingos, às 12h, sempre em latim no Ritual de São Paulo VI, na recém restaurada Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, onde pode ser apreciada a linda igreja e também ouvir o melhor de Bach, Haendel e Vivaldi, por exemplo. A coluna dá os parabéns ao empresário Cláudio de Castro pelo belo trabalho como responsável pela irmandade.

Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadoes
Rua do Ouvidor, 35 – Centro
Esquina da Travessa do Comércio (Arco do Teles)
Missas aos sábados e domigos, 12h
Tel: 98997-8330

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maria Luiza Nobre: Harpas deixam o Rio para concertos na Europa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Maria Luiza Nobre: Harpas deixam o Rio para concertos na Europa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui