Maria Luiza Nobre: Theatro Municipal homenageia Morelenbaum

A colunista do DIÁRIO DO RIO apresenta a programação de música clássica para a semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dia 19 de setembro às 19h, é dia de homenagear o saudoso maestro Henrique Morelenbaum, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, e que nos deixou em 2022. No palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que era tão frequente ver o maestro regendo, e no mês que ele completaria 92 anos, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Associação de Canto Coral e a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro se uniram para lembrar o maestro Morelenbaum.

Na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Morela, como era carinhosamente chamado, foi aluno de violino, viola e regência, além de ter sido professor de Harmonia, Contraponto, Fuga e Composição.

Já no Theatro Municipal do Rio de Janeiro esteve como maestro adjunto da Orquestra Sinfônica, com quem dirigiu vários espetáculos, entre concertos, balés, óperas e até mesmo dirigiu a grande instituição.

No concerto, a talentosa soprano Flávia Fernandes, estará representando o Theatro Municipal, local onde estreou como solista exatamente pelas mãos de Morelenbaum. O Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral estará também no palco, e outra participação muito expressiva é o violoncelista e compositor Jaques Morelenbaum, que escreveu uma obra em homenagem ao pai no ano que ele fez 70 anos, intitulada Uma Noite em Laguev, que também vai executar na noite.

Advertisement

No programa uma lembrança de suas raízes judaicas, nas páginas de ‘In Memoriam’, de Ernst Bloch, e ‘Pastoral’, de Ernani Aguiar, além de ‘Psalmus’, de João Guilherme Ripper, ‘Celebrare’, de Ronaldo Miranda, e o Prelúdio das Bachianas Brasileiras no.4 de H.Villa-Lobos. A Orquestra Sinfônica da UFRJ terá a regência do maestro André Cardoso, que foi aluno de Morelenbaum, foi também diretor da Escola de Música da UFRJ e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No palco também a soprano Flávia Fernandes, que começou seus estudos no piano, depois seguiu sua vocação no canto lírico, e também estudou na Escola de Música da UFRJ. Flávia é dona de uma linda voz, um lindo timbre e essas dádivas aliadas ao seu refinamento musical f azem de Flávia uma das mais importantes sopranos da atualidade no país.

A Associação de Canto Coral teve como primeira diretora e fundadora, a musicóloga Cleofe Person de Mattos, também professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e que descobriu obras importantes principalmente do Padre José Maurício Nunes Garcia.
Sem dúvida um concerto com várias emoções, várias instituições, relembrando um de nossos mais importantes maestros.

  • Dia 19, terça-feira, 19h
    Concerto em Homenagem ao Maestro Henrique Morelenbaum
  • Theatro Municipal do Rio de Janeiro
    Praça Floriano, S/N – Centro
    Tel: 2332-9191
    Ingressos no local

CLÉLIA IRUZUN

Uma das pianistas brasileiras mais talentosas, Clélia Iruzun estará no palco da Sala Cecília Meireles e traz um lindo programa com a Sonata Op.34 de J.Brahms, a Valsa de Esquina nº2 de Francisco Mignone e a Suite Op.17 nº2 de S.Rachmaninov, que terá a participação de Michael Gurt.

Dia 22, sexta-feira, 19h
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa, 47 – Centro
Tel: 2332-9223
Ingressos no local

MISSA COM MÙSICA CLÁSSICA

Já é tradição a Missa Especial com Música Clássica, com Coral e Orquestra na linda Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, nos finais de semana aos sábados e domingos às 12h.
A igreja fica na Rua do Ouvidor, 35, esquina da Travessa do Comércio ( Arco do Teles) no Centro do Rio de Janeiro.
Informações: 98997-8330

MÚSICA NO MUSEU

Concertos da série na semana.

Dia 20, quarta-feira, 12h30
Cecília Pessini e Maria Teresa Soares, pianos
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar
Entrada Franca

Dia 21, quinta-feira, 12h30
Cecília Guimarães e Ezequiel Peres, pianos
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29 – centro
Entrada Franca

Dia 24, domingo, 13h
Sergio André, piano
Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete
Entrada Franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maria Luiza Nobre: Theatro Municipal homenageia Morelenbaum
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Maria Luiza Nobre: Theatro Municipal homenageia Morelenbaum
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui